HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

VOCÊ SABIA?
Mini Hospital Veterinário da UFPR ensina guarda responsável de animais em escolas de Curitiba 23/08/2015 às 13:41:29

O Mini Hospital Veterinário da UFPR tem apresentado campanhas de cuidados com animais entre as crianças do ensino fundamental de Curitiba. O Mini-Hospital envolve docentes, alunos e residentes do Departamento de Medicina Veterinária e funciona como parte das atividades do Projeto de Extensão “Guarda Responsável de Animais e Prevenção de Zoonoses”, registrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proec) e que atende principalmente escolas da Região Metropolitana de Curitiba.

O projeto Mini-hospital, como é conhecido, pretende levar às crianças da rede de ensino a guarda responsável e o respeito aos animais, e ainda como evitar as doenças transmitidas (zoonoses). O projeto simula um hospital veterinário com bichinhos de pelúcia, estimulando a criança a ajudar o médico veterinário a cuidar dos animais.

São feitas de 10 a 15 atividades simulando o cotidiano do médico veterinário, todas sobre como cuidar de um cão com leptospirose, “consertar” a patinha quebrada de um cão, ouvir os batimentos do coração de um gatinho, participar da cirurgia, montar o esqueleto de um cavalo, salvar uma tartaruga marinha que comeu lixo, cuidar de cães com pulgas e carrapatos, além de descobrir que o rato, o morcego e as fezes dos cachorros podem transmitir doenças.

Segundo a idealizadora e coordenadora do Mini-hospital veterinário, Profa. Dra. Simone Tostes, o projeto “ensina de forma lúdica e divertida vários conceitos e cuidados com os animais de estimação, além das formas que temos de prevenir as doenças e cuidar da saúde deles e de nós mesmos”.

Nesta quinta e sexta (20 e 21 de agosto) o Mini-hospital está com as turmas de alunos do primeiro ano fundamental do Colégio Medianeira de Curitiba. As escolas interessadas em participar do projeto devem contatar por e-mail a coordenadora Simone Tostes (tostesimo-ne@gmail.com).

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco