HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VOCÊ SABIA?
O risco de morte de animais e fugas aumenta durante as datas comemorativas e campeonatos de futebol 23/08/2015 às 13:47:51

Eles tinham um cachorro e durante a virada do ano o levaram para a varanda aberta da casa, o animal ficou na coleira enquanto os fogos estouravam e, assustado, tentou correr; só que, como não conseguiu romper a coleira, ficou pendurado na sacada e morreu asfixiado.” Relata G.S. sobre seus vizinhos.

 

Ano Novo, Natal, Copa do Mundo e finais de campeonatos de futebol em geral; só festa, uma cervejinha e muito barulho, não é mesmo? Mas você sabia que é justamente nessa época do ano que o desaparecimento de animais aumenta? Se você tem cachorro em casa já deve saber como o pobre animal é afetado pelo barulho estrondoso dos fogos de artifício e demais barulhos acima do normal. 

 

Segundo os veterinários, e até mesmo relatos de donos, o barulho excessivo pode acarretar no animal: palpitações, taquicardia, tremores, sensação de insuficiência respiratória e náuseas. 

 

Sávio é estudante universitário e explica o caso do seu cachorro, Trevo, um Pinscher: “durante a Copa do Mundo levei o Trevo para passear, para que ele se acalmasse, mas os fogos eram constantes e isso o deixou muito estressado. Quando o levei para uma volta na orla da cidade, no último jogo do Brasil, ele chegou até mesmo a fugir; o barulho o deixou assustado demais e eu precisei correr atrás dele para evitar um acidente maior”, relata.

 

 

Os perigos mais comuns diante dos fogos de artifício são os de fugas, mortes (por enforcamento com a coleira, bater a cabeça em portas ou cair de janelas), ferimentos ao brincar com rojões, traumas psicológicos, ataques ao ser humano, briga com outros animais, afogamento em piscinas, paradas cardiorrespiratórias, convulsões e etc. 

 

Está previsto na Lei nº9605/98, Lei de Crimes Ambientais, art. 54 [...] que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A pena para este tipo de crime é de reclusão de um a quatro anos mais a multa; se o crime for culposo, quando não há intenção, a pena varia de seis meses e um ano, mais a multa.

 

Algumas das dicas para proteger o animal do barulho e evitar fugas (ou lidar com elas quando ocorrerem) são as seguintes:

 

Medalha de identificação: elas aumentam em 90% as chances do animal ser encontrado, podem ser colocadas nos pingentes e servir para norteio de quem encontrar o animal. 

 

Um ambiente seguro também é importante, basta manter o animal longe de piscinas, janelas e em locais baixos, qualquer local que possa sugerir perigo ao bicho deve ser avaliado pelo dono antes das festividades.

 

Não é recomendado deixar os animais soltos nos quintais, os locais abertos representam perigo e deixam o animal mais suscetível ao barulho incômodo. 

 

Deixar o bichinho amarrado ou preso à coleira também é perigoso, ele pode facilmente se enforcar por causa do susto que levar e morrer agonizando, isso certamente é algo triste para um animal, então busque deixá-lo dentro de casa e transmitir calma ao ambiente dentro do possível.

 

Alguns animais estão sendo medicados; conversar com o veterinário é sempre uma boa ideia para essas ocasiões onde o barulho já é esperado, sedar o animal é a saída que muitos donos vêm tomando recentemente.

 

 

 

 

Fonte: (Jornal do Dia)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco