HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
As mudanças climáticas afetam os cães e os gatos 08/04/2016 às 11:53:12

Eu não gosto de escutar a expressão “as mudanças climáticas”. O fato é que nenhuma coisa boa passa pela minha cabeça quando eu a ouço…

As mudanças climáticas estão causando danos a milhares de espécies e a grande parte da vegetação, além de estarem causando câncer de pele e outras doenças nas pessoas. Será que os nossos animais de estimação estão isentos disso?

Infelizmente não. As mudanças climáticas também afetam eles. Mas vamos ver de que formas.

O que são as mudanças climáticas?

Gatos tomando sol

As mudanças climáticas não são a mesma coisa que o aquecimento global. Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem e que nós iremos explicar.

As mudanças climáticas são uma alteração do clima, causadas pelas atividades humanas. Essas mudanças produzem grandes danos ao ecossistema e aos seus habitantes, não importa se são pessoas ou animais.

O aquecimento global é somente uma consequência das mudanças climáticas. Porém, isso inclui muito mais do que isso, como alterações nos mares (tsunamis e maremotos), nas chuvas (trovoadas e inundações), alterações nas nuvens (chuvas ácidas) e um sem fim de etecéteras que não dá para enumerar.

Esse fenômeno da natureza, causado pelo homem, fez com que muitas espécies fossem extintas e que outras ficassem em perigo de extinção. Por quê? Por exemplo, os desastres naturais ocorridos por causa das mudanças climáticas já mataram milhares ou milhões de pessoas.

No Polo Norte, por exemplo, os ursos polares sofrem de desnutrição, pois seu habitat natural, e com ele o seu “restaurante particular”, estão desaparecendo.

Mas, e os nossos animais de estimação? As mudanças climáticas os influenciam de alguma forma? Você não concorda que é mais fácil para eles se alimentarem, já que dependem de nós para isso? Então, o problema não é só a falta de alimento. Sim, eles são afetados e nós iremos te explicar por que isso acontece.

As mudanças climáticas e os nossos bichos de estimação

Mesmo que as mudanças climáticas, como já dissemos nos parágrafos anteriores, vão muito além do aquecimento global, este é sem dúvida o fator que mais prejudica os nossos animais de estimação. Por que?

  • Cresce o número de parasitas. Os parasitas sempre buscam um lugar quentinho para viver, é por isso que eles submergem no corpo das pessoas, para poderem sobreviver. Entretanto, se além do corpo, o exterior também estiver quente, irá favorecer muito para que ele sobreviva e se desenvolva. Isso significa que cada vez haverá mais pulgas, carrapatos e que, além disso, como eles irão se desenvolver com mais rapidez, o seu tamanho diminuirá e será mais difícil identificá-los.
  • O número de mosquitos aumenta. Assim como ocorre com os parasitas, os mosquitos gostam de calor e se agrupam em poças. As inundações e o aquecimento global fazem com que os mosquitos se tornem uma colônia gigantesca que propaga uma infinidade de doenças nos nossos animais de estimação, como a dirofilariose.
  • Golpes de calor. O aquecimento global ocasiona temperaturas altas que podem facilmente fazer com que o seu bicho de estimação sofra um golpe de calor, podendo trazer complicações mais graves.

Como melhorar o meio ambiente

Cachorros

Autor: Mark

Como você já viu nesse post, as mudanças climáticas afetam em cheio os nossos animais de estimação e temos certeza que você gostaria de fazer alguma coisa para remediar ou, ao menos, para melhorar isso.

O que cada um de nós pode fazer por conta própria?

  • Evitar os sprays. Nesta era moderna, existem milhares de produtos que são produzidos em formato de spray, como laquê para o cabelo ou inseticidas. Mas então, você sabia que todos esses produtos podem ser substituídos por algumas misturas naturais, simples e baratas que você pode fazer na sua casa? Já que você gostaria de proteger o seu animal de estimação e lutar contra as mudanças climáticas, faça um esforço para “fabricar” esses produtos.
  • Tenha as suas próprias sacolas reutilizáveis ou peça as sacolas de papel.Existem muitos países que já adotaram as sacolas de papel nas lojas e supermercados. Essas sacolas são fabricadas com papel reciclável e não prejudicam o meio ambiente. Se preferir, você pode comprar algumas sacolas reutilizáveis, que são bem baratas, e poderá levá-las quando for fazer compras. Sabe quanto tempo leva para que uma sacola de plástico se decomponha? Procure na Internet, você irá se surpreender!
  • Recicle. Há anos as pessoas pararam de jogar dejetos diferentes em um mesmo recipiente. Recicle para ajudar tanto o meio ambiente quanto o seu animal de estimação.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco