HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Ajude o seu cão a vencer o medo de relâmpagos 08/06/2016 às 16:31:32

Os ruídos fortes podem assustar alguns cães. Se este for o caso do seu peludo, e se uma tempestade estiver se aproximando, você deve se preparar para ajudá-lo a vencer o medo de raios e trovões. Contaremos como.

Cachorros que têm medo de raios

Os relâmpagos podem estressar os cães

Segundo um estudo realizado por profissionais da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e publicado na revista “Applied Animal Behaviour Science”entre 15% e 30% dos cães apresentam sintomas de estresse por causa do medo de raios e trovões.

Por esse motivo, constatou-se que muitos animais que sentem medo nestas circunstâncias segregam 200% a mais de hormônio cortisol, como uma resposta ao estresse que estão atravessando.

Entre as reações dos cães diante de uma tempestade, podemos assinalar:

Cachorro com medo

  • Tremem;
  • Escondem a cauda entre as patas;
  • Uivam;
  • Procuram se esconder em algum canto, ou debaixo das camas;
  • Mordem móveis e outros objetos.

A melhor forma de ajudar um cão que tem medo de raios durante uma tempestade é manter a calma e tentar diminuir a ansiedade do animal com brincadeiras e outras experiências positivas.

Conheça os motivos pelos quais alguns cães têm medo de raios e trovões

Mas por quais motivos os peludos reagem desta maneira diante de ruídos fortes como os que ocorrem durante uma tempestade?

Tudo parece indicar que, ao longo de séculos de evolução, sentir medo possibilitou aos cães poder escapar e ficar a salvo de uma grande quantidade de perigos. Por isso, o medo é como um sinal de alarme que lhes causa angústia e os leva a procurar proteção de forma urgente.

Porém, não podemos nos esquecer que o desenvolvido sentido da audição dos cães também contribui para aumentar o medo que eles sentem, já que eles percebem, com muitíssima mais intensidade que os humanos, os ruídos provocados pela queda dos raios.

Além disso, lembre-se também que por causa da grande capacidade auditiva dos cães, eles percebem a chegada de uma tempestade muito antes de nós.

O que fazer para ajudar um peludo que se assusta diante de tempestades

Então, diante da iminência de uma tempestade, o melhor que você pode fazer para auxiliar o seu peludo é:

  • Manter a calma, para assim poder ajudar da melhor maneira possível o seu amigo de quatro patas a vencer o medo de raios e trovões;
  • Tentar prevenir ou diminuir a ansiedade de seu cão. Por exemplo, tente distrai-lo e relacionar a situação com experiências positivas, como com brincadeiras, por exemplo;
  • Não o deixar fora de casa por mais que o animal conte com um lugar para se proteger no quintal, jardim ou terraço. Faça-o entrar e permanecer no lugar em que menos cheguem os ruídos.

Outras opções para acalmar o seu cão quando há relâmpagos e trovões

Para ajudá-lo a vencer o medo de raios e trovões, você também pode:

  • Ligar o rádio ou lhe fazer escutar alguma música instrumental que contribua para que ele relaxe;
  • Utilizar feromônios antiestresse. Essas substâncias, que são vendidas em clínicas veterinárias e pet shops, são utilizadas pelas cadelas para acalmar seus filhotes. Em todo caso, pergunte antes ao seu veterinário;
  • Recorrer a um tratamento dessensibilizante. Consulte um etólogo sobre as diferentes técnicas que são utilizadas para que seu cão consiga ir se acostumando, de maneira gradual, aos ruídos provocados pela tempestade.

Não se esqueça de consultar a previsão do tempo

Cachorro com roupinha

Um dado a ser levado em conta é que 35% das consultas que recebe o Serviço de Etologia Clínica do Hospital Veterinário da Universidade de Zaragoza, na Espanha, estão relacionadas com as chamadas fobias, entre as quais se inclui o medo de tempestades.

Portanto, não despreze o problema e se o seu peludo fizer parte dessa percentagemmelhor você se manter a par da previsão do tempo.

O ideal é que o animal não fique sozinho durante uma tempestade. Assim, se você não puder estar em casa com ele, peça a algum amigo ou familiar que vá até sua casa para acompanhá-lo e contribuir para que ele atravesse a tempestade da melhor maneira possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco