HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Cadela começa a produzir leite para alimentar felinos selvagens 22/06/2016 às 20:58:46

A natureza é mesmo impressionante. Uma cadela sentiu uma forte ligação com filhotes de gineta, uma espécie de mamífero carnívoro muito comum na Europa e África do Sul, que lembra um pouco um gato, e não só decidiu ser mãe de coração das crias, como de corpo inteiro.

Os filhotes foram encontrados debaixo de uma árvore caída perto de Hoedspruit, na África do Sul. Algumas crianças tinham perseguido a mãe e jogando pedras contra ela que, infelizmente, não retornou. Um outro grupo de crianças notou os bebês abandonados e alertou um pastor local.

O pastor entrou em contato com a Daktari Bush School and Wildlife Orphanage, uma organização sem fins lucrativos na África do Sul que cuida de animais selvagens órfãos e feridos e ensina as crianças locais a cuidar de animais e do meio ambiente.

Ian e Michele Merrifield, cofundadores da ONG, recolheram os filhotes, mas estavam preocupados se eles sobreviveriam sem a mãe. Eles tinham apenas duas semanas de idade e precisavam do calor materno e do leite. “Nós estávamos com o coração partido e com medo”, disse Ian ao site The Dodo. “Os ginetas estavam pequenos e fracos”.

Suas chances de sobrevivência eram mínimas, mas o casal fez tudo que podia para ajudar. Eles empacotaram os bebês em um cobertor e os colocaram ao lado de seus três cães no escritório, esperando que eles ajudassem a manter os filhotes aquecidos.

Um dos cães, uma Cockapoo (mistura de poodle com cocker spaniel) chamada Candy, estava particularmente interessada nos filhotes. Quando seus donos começaram a alimentar os ginetas com seringas de leite morno, eles notaram que os bebês se recostavam em Candy para se manterem aquecidos. Eles ainda acharam graça, pois os filhotes tentavam sugar os mamilos dela.

candy and gineta

Crédito: Reprodução

Candy já havia tido bebês no passado, mas ela não estava grávida e certamente não tinha filhotes no momento. O que aconteceu a seguir pegou os Merrifields de surpresa: dias depois, Candy simplesmente começou a produzir leite!

candy e ginetas

Crédito: Reprodução

“Candy costuma ter interesse na maioria dos animais que vêm a Daktari”, explica Ian. “Mas ficamos chocados ao ver que ela realmente começou a produzir leite. A única maneira para explicar isso era que seus instintos maternais tinham falado mais alto”.

De acordo com o veterinário Honorata Lenk Markham, que trabalha no hospital animal Oaklawn, em Rhode Island, foi exatamente o que aconteceu. “Por uma razão ou outra, os hormônios maternos foram ativados, incluindo a oxitocina, o hormônio que produz leite”, disse ao The Dodo.

candy e ginetas1

Crédito: Reprodução

“Neste caso, o cão sentiu uma ligação tão forte com os bebês que, em seguida, deve ter iniciado uma cascata hormonal em seu corpo e resultou na adoção dos animais como se fossem dela. Muitas vezes vejo cães adotando bichinhos de pelúcia. Eles os protegem, os alimentam e muitas vezes até produzem leite para eles”.

Candy começou a amamentar os ginetas, batizados de Maswika, Sakka e Chouchou, todos os dias, mas o Merrifields sabia que eles precisariam complementar a ingestão de leite dos filhotes. “Leite de cachorro não tem tanto cálcio quanto o leite dos ginetas. Por isso, tivemos que adicionar suplementos de cálcio na seringa, e continuamos a alimentá-los dessa forma também”, explicou Ian.

Mas aos olhos de Candy, ela era a única mãe que Maswika, Sakka e Chouchou poderiam precisar. “Uma vez que Candy virou uma mãe para os filhotes, eles se tornaram inseparáveis”, diz Ian. “Candy tornou-se muito ciumenta quando quaisquer animais ou pessoas se aproximavam dos pequenos. As únicas pessoas que ela permitia perto dos três éramos eu e Michele”, disse.

candy e filhotes

Crédito: Reprodução

O amor maternal de Candy ajudou os filhotes a ficarem fortes e se tornarem adultos saudáveis. Dois deles, Maswika e Sakka, já estão de volta à natureza. Chouchou, entretanto, ficou muito estressado após a libertação, então eles decidiram mantê-lo na ONG.

candy e chouchou

Crédito: Reprodução

Candy e Chouchou não têm tantas oportunidades de interagir, uma vez que Chouchou agora tem hábitos noturnos. Mas quando Michele ou Ian entram no espaço de Chouchou, Candy aparece para dar um oi ao seu, agora crescido, bebê.

candy e chochou2

Crédito: Reprodução

 

 

Fonte: (Pet Cidade)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco