HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

VOCÊ SABIA?
Ensine seu cão a morder seus brinquedos e não as suas coisas 30/08/2016 às 17:27:49

Você chega em casa, saúda seu cão, ele sempre fica tão contente de te ver! Você vai até a sala, deixa sua bolsa e ele te segue, você se dirige ao quarto e ele vai atrás de você, mas quando você chega lá…. Ele destroçou seu travesseiro e seus sapatos mais caros. Você grita seu nome e, curiosamente, ele já não está mais por lá, deixou de te seguir. Que mania ele tem de morder tudo!

morder

Esta é uma cena típica na casa de todos aqueles que têm um animal de estimação. É algo difícil de entender, pois gastamos dezenas de Reais em brinquedos para que o nosso pet brinque e se divirta, mas ele parece não se importar, sempre prefere nossas coisas.

Quando os cães são adultos, eles perdem este costume e se tornam mais tranquilos, se transformam em guardiões da casa ao invés de destruidores.Porém, para que isto possa acontecer é essencial educá-los de maneira correta para que comecem a morder seus brinquedos e não as nossas coisas. Mas a pergunta é: como fazer isso?

Como educar um cão para que ele deixe de morder minhas coisas

Para entender melhor isto, vamos ver as principais causas que levam o nosso cão amorder as nossas coisas e qual é a melhor solução para cada uma delas.

cão-gosta-de-morder-sapatos

Ansiedade

ansiedade é um dos fatores comuns que levam os cães a morderem tudo,sem importar que seja dele ou não. Esta ansiedade é gerada pelo tédio, pela solidão, hiperatividade ou falta de exercício. Cada causa pode nos levar a uma solução diferente.

Se o animal sofrer de hiperatividade, o melhor é levá-lo ao veterinário, que indicará os passos a seguir.

O tédio pode ser causado porque possivelmente você não lhe dê muita atenção quando chega do trabalho, algo que ele estava desejando desde que você foi trabalhar. Dedique tempo a seu animal, faça com que ele se sinta amado.

A solidão ocorre quando o animal passa muitas horas sozinho. Tente deixá-lo, pelo menos parte do tempo que você tem que estar fora, com alguém ou, como opção, adote outro animal de estimação.

A falta de exercício cria um acúmulo de energia em seu cão que o leva a destruir coisas. Se você quer que ele pare com isso, faça-o correr, pular e brincar ao máximo para que ele se canse.

Filhotes

Os filhotes são mais destruidores por dois motivos: morder é sua forma de investigar o novo ambiente que lhes rodeia e porque suas gengivas estão se formando e esta é a forma de aliviar a dor.

Solução: compre brinquedos de acordo com sua idade e que não prejudiquem suas gengivas. Pergunte ao seu veterinário, é certo que ele poderá te aconselhar sobre alguns. Se tiverem som, ele adorará e não vai querer brincar com outras coisas.

Outra solução, visto que investigar o ambiente que o rodeia é algo que não se poderá evitar, é que você feche todas as portas onde não quer que o cão entre e que tente não deixar nada a seu alcance, que ele possa vir a destroçar.

Brinquedos

Desde bem pequeno, o acostume a brincar com seus próprios brinquedos sempre de acordo com sua idade e tamanho. Se você lhe der alguma de suas coisas, por mais velhas que sejam, o animal acreditará que poderá pegar tudo o que é seu para morder.

Vigie-o

Vigie o seu animal enquanto estiver em casa e quando você o vir mordendo algo que não deve, diga um firme “NÃO”, tire o objeto dele e lhe dê um de seus brinquedos. Com paciência e perseverança, o animal logo entenderá que para morder existem os brinquedos e não o resto das coisas.

Passeios longos

filhotes-passeando

Antes de ir trabalhar, faça passeios longos com o seu cão. Solte-o em algum lugar que seja permitido e o deixe correr até que gaste toda a energia acumulada. Quando ele chegar em casa, estará cansado e é possível que passe a maior parte do tempo, que você não está em casa, dormindo. Isto vai exigir um sacrifício de sua parte, pois você terá que acordar mais cedo, mas valerá a pena.

Se mesmo assim, depois de fazer todos os esforços, e o seu cão já sendo adulto, continua a morder suas coisas, leve-o ao veterinário, pois ele pode ter algum tipo de comportamento compulsivo que pode ser tratado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco