HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
O cachorro está com gases intestinais, e agora? 18/05/2017 às 20:45:26

Gases intestinais é um incômodo que afeta não só os humanos, mas também muitos pets. Cães podem ser acometidos por esse problema e sentirem dores intestinais e desconforto. Isso os leva a emitir odores desagradáveis e barulhos pela barriga. Esses são alguns dos indícios das gases.

É um tipo de problema que costuma atingir com mais frequência os cães de focinho pequeno, também chamados de braquicéfalos.  Normalmente, as raças mais afetadas pelas gases intestinais são:

  • Bulldog 
  • Pug 
  • Boxer 
  • Boston Terrier 

Mas, infelizmente, outras raças também podem sofrer com isso. Além disso, os pets ofegantes, ou que inalam muito ar enquanto comem, podem desenvolver gases.

Causas

Se o pet está sentindo esse incômodo, pode ser por dois fatores: ou ele está engolindo muito ar ou pode estar produzindo esses gases devido à fermentação bacteriana no intestino. Mas é importante lembrar que esse problema só é preocupante se a flatulência for frequente. Afinal, pode ser apenas mais uma das reações comuns do intestino relacionadas ao processo de digestão dos alimentos.

O cachorro está com gases intestinais, e agora?
shutterstock
O cachorro está com gases intestinais, e agora?

 

Quando é necessário procurar o veterinário?

Alguns sinais mostram que é hora de visitar um veterinário: barriga muito inchada, muitos gases liberados e a perda de apetite. Se aparecerem esses indícios, é importante tratar o pet. Esses sintomas podem apontar uma contaminação por parasitas, como a giárdia ou causada bactérias patogênicas. Normalmente, o veterinário pede um exame de fezes para conseguir um diagnóstico.

Dependendo do resultado do exame, o animal pode ser tratado com antibióticos ou vermífugos. A dieta também fica mais restrita, com ingredientes fáceis de serem digeridos, como o arroz, como fonte principal de carboidratos. 

Alternativas  

Comer depressa pode provocar flatulência, além de soluços e engasgo no animal. Para evitar isso, vale tentar dividir as refeições dele em pequenas porções ao longo do dia. Só não é indicada uma mudança muito brusca no cardápio do cão, porque o corpo demora a se acostumar e o estômago pode se tornar irritável.

 

O cachorro está com gases intestinais, e agora?
Reprodução/ Redes Sociais
O cachorro está com gases intestinais, e agora?

Outra dica é não oferecer alimentos crus, já que são de difícil digestão. Evite legumes, cebolas, frutas frescas, brócolis, repolho, castanhas, alho, cereais como o milho e a soja, leite e seus derivados. O ideal é sempre sempre cozinhar a comida antes de dar ao cachorrinho.

É claro que as comidas vendidas já prontas são bem práticas, mas geralmente contêm muitos conservantes prejudiciais à saúde. Então, também é válido trocar a comida industrializada por opções mais naturais. Os componentes não irritarão tanto o estômago e o intestino do animal.  Não é tão difícil encontrar receitas naturais na internet ou mesmo rações mais leves para comprar.

 

Vitaminas e suplementos são outros complicadores à medida que podem suprimir alguns dos sintomas de doenças do trato intestinal - e não devem ser ministrados sem o encaminhamento médico. Isso também vale para os m edicamentos naturais, os quais inibem a produção de gases e só devem ser oferecidos ao pet sob prescrição. 

Exercício físico 

Praticar a atividade física por meio de simples passeio pode auxiliar o pet na digestão e ainda estimula a eliminação dos gases que estão preso. Quando tiver tempo, procure caminhar com seu cachorrinho durante uns 30 minutos depois de cada refeição. Isso ajuda a melhorar o metabolismo do animal, estimulando a boa digestão e tornando mais fácil todo o processamento de absorção de nutrientes e vitaminas.

Com esses cuidados, os problemas do seu cachorrinho serão logo sanados, para que assim ele possa voltar a ter disposição, e em conjunto com uma dieta equilibrada, ser o mais feliz possível. 

 
 
 
 
 
 
Fonte: (Canal do Pet)





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco