HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VOCÊ SABIA?
O melhor animal de estimação para as pessoas idosas 15/04/2017 às 13:34:36

Quando somos idosos, precisamos de companhia. Ter ao lado um cão ajuda a superar a solidão do dia-a-dia para as pessoas idosas. É importante levar em consideração que o cão seja adulto, por diversas razões.

Animais de estimação para pessoas idosas, o melhor remédio

Um cão como animal de estimação poder ser o melhor remédio que um médico pode prescrever a uma pessoa solitária na terceira idade. Além da companhia proporcionada, ela terá no animal um companheiro. Será um ser que deverá ser cuidado, escovado, alimentado, com quem falar e brincar, e uma responsabilidade a ser assumida. Um cão pode ser exatamente do que a pessoa idosa necessita.

Antes de dar de presente um cão para pessoas idosas, é preciso ter o consentimento delas. Não é só ter a companhia deles, mas também atender às necessidades do animal de estimação. Passear com ele, coletar os dejetos do animal, brincar com o cão, levá-lo veterinário, etc. É preciso serem feitas muitas coisas, e por muitos anos. Portanto, essas pessoas idosas devem ter disposição para isso.

A escolha da raça adequada às pessoas idosas

Como sabemos, os cães podem ter diferentes temperamentos e atitudes, quando consideramos uma determinada raça, dependendo de muitos fatores, essas variáveis podem ir desde a forma como foram educados pelo criador, até o meio ambiente em que cresceram, e, inclusive, fatores hereditários.

 

No momento em que as pessoas idosas adotam o cão, é possível que o animal se comporte de maneira travessa, ou ao contrário, totalmente tímida.

É verdade que um cão adulto pode se adaptar à situação na qual deve viver sempre que contar com a paciência e o amor do novo proprietário, que, nesse caso, seria uma pessoa mais velha.

Geralmente, os cães pequenos são os preferidos das pessoas idosas. São mais fáceis de se lidar e de cuidar. Isso faz com que os animais de menor porte sejam os ideais para as pessoas idosas, diferentemente dos cães de maior porte.

Raças mestiças para pessoas idosas

A opção ideal para ter um cão de companhia para as pessoas idosas se encontra no abrigo de animais. Eles têm alguns dos melhores bichinhos que nunca poderiam ser encontrados e na maioria desses lugares há um pessoal que pode ajudar a encontrar o que a pessoa precisa, gratuitamente.

 

O cão que for adotado não precisará ser um filhote, mas sim um que seja obediente e com uma ideia de como se comportar no mundo humano.

Yorkshire Terrier

Esses pequenos costumam medir 20 cm de altura. É um animal carinhoso e feliz que sempre ficará atento à presença de estranhos. O Yorkie precisa ter seu pelo escovado diariamente e fazer caminhadas ao ar livre. Além disso, eles adoram brincar em casa com uma bola ou outro brinquedo. Os cães dessa raça não soltam pelo; ele é um grande cão de companhia, leal a sua família e que adora viver em um apartamento, junto às pessoas.

Boston Terrier

Outro cão de pequeno porte; mede entre 35 cm e 45 cm de altura, tendo uma expectativa de vida de 10 a 14 anos. Trata-se de um excelente cão de guarda, que solta pouco pelo. Outra boa opção para as pessoas idosas.

Cocker

Seu peso gira ao redor de 10 kg a 12 kg e mede entre 38 cm a 40 cm, com uma expectativa de vida de 14 a 16 anos. O Cocker é brincalhão, sensível e meigo, disposto a agradar e obedecer aos desejos de sua família.

Chihuahua

Conhecido por causa do pequeno tamanho, pesa entre 1 kg e 2 kg e mede entre 12 cm a 22 cm, tem uma expectativa de vida de 15 a 18 anos. Os cães da raça Chihuahua têm muita energia e preferem receber carinhos em casa enquanto tiram uma sesta no sofá.

Benefícios para as pessoas idosas

A convivência com animais de companhia pode ajudar a manter a autoestima dessas pessoas; ajuda a se sentirem importantes e úteis, a diminuir a depressão, a concentrar o interesse delas em algo, a estimulá-las a se cuidarem mais, a participarem de eventos sociais relacionados com animais ou simplesmente a realizar atividades físicas.

No caso das mulheres, está comprovado que um animal de estimação favorece a socialização com outras pessoas, enquanto que, no caso dos homens, estimula a realização de atividades físicas de forma geral.

Trata-se de uma relação mútua, em que a pessoas idosas se beneficiam da companhia dos animais, reduzindo a solidão, mas também os animais de estimação se sentem queridos e encontram um lar; dar e receber carinho é a chave.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Uso do xampu seco em cães
21/07/2018 às 18:55:07

Diagnóstico e prevenção de borreliose
21/07/2018 às 18:52:52

Otterhound ou cão de lontra: saiba mais sobre esse cão
21/07/2018 às 18:49:54

Deputados derrubam veto do governador e testes de cosméticos em animais são proibidos em Minas
17/07/2018 às 20:05:55


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco