HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
Confira sete dicas para cuidar dos animais de estimação no inverno 10/06/2015 às 20:12:34
Confira sete dicas para cuidar dos animais de estimação no  inverno reprodução/reprodução
O cãozinho Boo, estrela da internet, também fica bem quentinho nos dias friosFoto: reprodução / reprodução

A poucos dias do inverno, é bom se preparar para quando as temperaturas caírem, e toda a família merece proteção e cuidados: os bichinhos de estimação também. Nesta época, a incidência das doenças relacionadas ao frio também são vistas noscachorros e gatos.

— Causadas por vírus e/ou bactérias, esses males levam a crises de tosse semelhante a engasgos, espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite — alerta a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de uma grande rede de pet shops, centros veterinários e de estética do Brasil.

Confira as dicas:

Banho em casa e no pet shop

É importante usar água em temperatura morna e lembrar de secar corretamente, uma forma de protegê-lo do frio e da umidade. Se o banho for no pet shop, e a temperatura ambiente estiver mais quente no local, para evitar um choque térmico, é importante dar uma volta pela unidade e aguardar cerca de 30 minutos antes de ir para a rua com o animal. Outra opção é usar a caixa para levá-los até o carro.

Horário dos passeios

Ao passear com os cães em dias frios, opte por horários mais quentes, principalmente pela manhã e ao meio dia. Para saber se eles estão com frio, é possível notar a patinha mais gelada. Durante a noite, a sensação pode ser pior para os animais.

Proteção contra o frio

Os pets devem ficar em locais protegidos de vento e chuva. Também é importante ter a disposição roupas para cães de poucas pelagem, principalmente, caminhas, edredons e casinhas confortáveis. Gatos gostam de ficar nas janelas, por isso é importante que tenham um espaço mais quente dentro de casa para se abrigarem.

Vacinas em dia

Não somente os filhotes que devem ser vacinados. É importante o tutor manter sempre a carteira de vacinação dos pets em dia. Doenças que lembram a gripe dos humanos por alguns sintomas semelhantes, a tosse canis (em cães) e a rinotraqueite (gripe dos gatos) podem ser graves, por isso o dono deve ficar atento.

Roupas e acessórios

Quanto às roupas, opte por tecidos naturais e estilo que seja confortável aos cães. Nem sempre aquelas mais bonitas, são as melhores. Os movimentos dos bichos têm de ser preservados. Por outro lado, algumas podem causar nós naquelas raças mais peludas.

Baixa umidade

Quando não chove, os cães e gatos apresentam sintomas parecidos com os dos humanos, como coceiras nos olhos, boca seca, dificuldade para respirar e desidratação.  Nesta época, os hospitais veterinários tem uma alta considerável no atendimento a animais com problemas respiratórios, principalmente filhotes, animais idosos e que já convivem com doenças respiratórias. Alguns animais com focinho curto, como o Shi-Tzu, o Pug e os Bulldogs, já têm dificuldade para respirar e acabam tendo o problema agravado. Muitos animais necessitam até de inalação para amenizar os efeitos do ar seco.

Comida em excesso


Assim como os demais membros da família, os pets também comem mais no inverno. Por isso é essencial ficar de olho na alimentação de cães e gatos. Reduzir a oferta de petiscos nesta época do ano, em que o animal muitas vezes fica menos ativo em razão da diminuição dos passeios devido ao frio, a dica é falar com o veterinário para ver se ele indica uma ração light, nem que seja misturada à ração comum.

 

 

Fonte: (A Notícia)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco