HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
Criança e cachorro. Aprenda a tornar essa relação harmoniosa e segura para os pequeninos 16/09/2015 às 20:01:59

Estudos mostram que o convívio entre as crianças e os animais trazem muitos benefícios para a saúde e o bem-estar. No entanto, para que esse relacionamento seja prazeroso e seguro, é preciso que alguns cuidados sejam tomados, alerta o zootecnista Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal.

Estudos mostram que o convívio entre as crianças e os
animais trazem muitos benefícios para a saúde e o bem-estar. No entanto, para
que esse relacionamento seja prazeroso e seguro, é preciso que alguns cuidados
sejam tomados, alerta o zootecnista Alexandre Rossi, especialista em
comportamento animal Acesse o R7 Play e assista à programação da
Record quando quiser

 Cachorros de qualquer raça ou porte podem apresentar comportamentos agressivos, por exemplo, para proteger um brinquedo ou alimento, ou então, o território. Esta conduta não está relacionada apenas a algumas raças ou tipos de criação. O importante é ter em mente que o relacionamento entre crianças e animais pode ser ótimo e muito benéfico, mas requer cuidados e supervisão.

Antes de adquirir um bichinho, pesquise sobre as raças e dê preferência as mais dóceis e as que se deem melhor com crianças.

Se o bicho já fazia parte da família antes de a criança nascer, “apresente-o” ao bebê logo nos primeiros dias, para evitar o ciúme. Deixe que ele cheire a criança e, assim, entenda que ela é mais um membro da casa.

Ensine a criança a brincar com os cachorros! Diga que não se deve incomodá-los quando eles estiverem comendo, dormindo ou com filhotes, e também não a deixe bater no cachorro ou puxar seus pelos.

Outra dica é explicar que elas não devem seguir o animal, mas sim esperar que ele venha até elas. Correr e gritar próximo a ele também não é indicado, pois este comportamento pode estimular uma agressividade predatória.

Oriente a criança que, para brincar com um cachorrinho na rua, ela deve tomar alguns cuidados: checar se o animal está acompanhado de um dono antes de estabelecer contato com ele, perguntar para o dono se o cão é dócil e se é possível passar a mão nele, e reforçar que ela deve evitar passar a mão na cabeça e no rabo do bicho, bem como abraçá-lo.

Estimule a criança a conhecer os cachorros do bairro. Ao andar com os pequenos pela rua, ensine que não se deve colocar a mão para dentro dos portões das casas. Mas, esteja sempre por perto quando a criança estiver em contato com o cachorro.

 

 

Fonte: (R7)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco