HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

CURIOSIDADES
Como detectar o envelhecimento cerebral canino? 16/06/2016 às 19:55:55

À medida em que os anos vão se passando, os cães – assim como os humanos – começam a passar por alguns inconvenientes de saúde, próprios da idade avançada. Entre eles encontra-se o envelhecimento cerebral canino, que costuma se manifestar com mudanças progressivas no comportamento habitual do cão. Entretanto, com uma alimentação específica, esta deterioração pode ser controlada.

Envelhecimento cerebral canino

Envelhecimento cerebral canino: um problema difícil de ser detectado

A redução da função cerebral provoca alterações de comportamento em metade dos cães com mais de 8 anos.

Apesar disso, apenas 12% dos donos informam os veterinários sobre estas modificações, já que os donos costumam as considerar como questões normais, próprias da idade, e que, por esse motivo, não devem ou não podem ser tratadas.

Cachorro

Além disso, o envelhecimento cerebral canino não é simples de ser detectado em uma consulta de rotina com o profissional veterinário.

Mas, apesar dos sinais não serem muito perceptíveis em um primeiro momento, eles avançam de forma inexorável, prejudicando pouco a pouco a qualidade de vida do peludo, se o animal não for tratado a tempo.

Detectar de maneira precoce o envelhecimento cerebral canino e dar ao seu animal de estimação uma dieta especialmente desenvolvida para diminuir este problema, fará com que o seu peludo possa atravessar da melhor maneira possível esta última etapa de sua vida.

Aprenda a reconhecer os principais sinais do envelhecimento cerebral canino

Um dos principais sinais que podem estar indicando que o seu animal de estimação sofre um envelhecimento cerebral é a desorientação. Assim, preste muita atenção e consulte o veterinário se observar que o seu peludo:

  • Diminui a interação. Por exemplo: deixa de saudar de maneira efusiva, não procura atenção, não manifesta interesse pelas diferentes brincadeiras que você lhe propõe, não responde ao seu chamado;
  • Se mostra menos alerta;
  • Se move com dificuldade e caminha sem um rumo fixo;
  • Parece perdido em locais que são habituais para ele;
  • Não reconhece os membros de sua família nem os hábitos cotidianos;
  • Fica olhando a parede ou para o nada.

Outros sinais que poderiam indicar que seu animal de estimação sofre deste inconveniente

Os cães que sofrem envelhecimento cerebral também costumam apresentar algumas das seguintes alterações em seu comportamento:

  • Modificações no padrão de sono: Dormem mais de dia e menos de noite;
  • Em horários noturnos, andam pela casa e latem sem um sentido aparente;
  • Perdem o controle de seus esfíncteres. Fazem xixi ou cocô em qualquer lugar;
  • Não pedem para ir à rua para fazer suas necessidades.

Como tratar um cão que sofre envelhecimento cerebral

O envelhecimento cerebral canino pode ser reduzido proporcionando, aos muitos animais que sofrem desse mal, uma dieta específica. A indústria da alimentação de animais de estimação não se esqueceu de olhar para isso.

Trata-se de uma combinação de antioxidantes e de cofatores nutricionais que também incluem, entre outros elementos:

  • Vitaminas E e C;
  • Ácido lipóico;
  • Ômega 3;
  • Fosfatidilserina;
  • Acetil-l-carnitin.a

Depois de seis meses proporcionando essa combinação de antioxidantes aos animais de estimação com problemas de envelhecimento cerebral, comprovou-se, por exemplo, que 74% dos animais sofreram menos acidentes dentro da casa. Também que 61% recuperou o entusiasmo para saudar os membros humanos de sua família.

 

O diagnóstico precoce é fundamental nestas circunstâncias

Cachorro deitado na grama

Tenha em mente que um diagnóstico precoce e um tratamento adequado farão que os últimos anos de seu peludo transcorram com maior qualidade de vida.

Então, se o seu cão está se tornando idoso, dê muita atenção a suas mudanças de comportamento e recorra ao veterinário para determinar se a causa dessas mudanças têm a ver com o envelhecimento cerebral canino.

Não se esqueça que, em um primeiro momento, as modificações no comportamento dos animais de estimação podem ser sutis ou quase imperceptíveis para um dono distraído. Lembre-se que à medida em que o tempo passa, esses sinais se tornarão mais evidentes. Os diferentes sinais vão se desenvolvendo de maneira progressiva.

Por isso, como sempre, um diagnóstico precoce contribuirá para que o seu peludo possa passar da melhor forma possível pela última etapa de sua vida. Assim, cuide e ame muito o seu animal de estimação que, certamente, saberá retribuir isso com muito mais amor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco