HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Como saber se meu cachorro está magro ou gordo? 22/09/2016 às 17:37:50

Dizer que um cachorro está magro ou gordo é algo relativo quando não se tem o conhecimento exato de qual é seu tamanho ideal e seu peso saudável. Por isso,neste artigo ajudaremos você a saber com certeza se o seu cachorro está magro ou gordo e o que você pode fazer para resolver quaisquer das duas situações.

Os extremos não são bons em todos os casos, por mais que o cachorro esteja gordo ou magro, ambas as situações têm que ser resolvidas. Quanto dever ser o peso de seu cachorro? Aqui contamos a vocês sobre isso.

Magro ou gordo: como saber o peso ideal de seu cachorro?

cães pretos

O peso de seu cachorro dependerá em grande medida de sua raça, tamanho, sexo e idade. Também pode influenciar o ambiente em que vive, pois o cachorro que vive no campo possivelmente estará muito mais em forma do que um que vive na cidade, e não por isso este último deva estar obrigatoriamente gordo.

Portanto, o que você deve observar para saber o seu cachorro está gordo ou magro?

 

Se caminha cansado

Se o seu cachorro tem dificuldade de caminhar ainda que não tenha feito nenhum tipo de exercício antes, possivelmente sobre a ele alguns quilinhos. Não obstante, se à primeira vista isso não chama a sua atenção, não descarte a possibilidade eprocure um veterinário para se certificar de que seu animal de estimação não está sofrendo de uma doença que dificulte a respiração.

 

Gordura aparente

Da mesma forma que acontece com as pessoas, nos cachorros a gordura se torna aparente e isso pode ser verificado facilmente observando se há gordura que se move de um lado para o outro na sua barriga ao caminhar. Esta será uma amostra incontestável de que seu cachorro tem sobrepeso.

Alimentação

Se você percebe que seu animal de estimação come menos do que antes, é possível que ele esteja perdendo peso. Neste caso, o mais normal é que sempre haja uma razão que o leve a comer menos, assim, o mais recomendável é levá-lo aoveterinário.

Sugestões para atingir o peso ideal

Se você levou o seu animal de estimação ao veterinário, e ele lhe disse que tudo está normal e que não há nenhuma anomalia, há várias coisas que você pode fazer para diminuir ou aumentar o peso de seu peludo.

Se está gordo…

  • Sua alimentação. Talvez você crie seu cachorro desde que ele era filhote e continue alimentando-o da mesma maneira. Isso pode ser um erro, pois os cachorros pequenos precisam de uma quantidade maior de gorduras, que se transformam em energia. Por outro lado, seu cachorro adulto já não precisa tanto disso, assim, você deve ficar atento ao tipo de ração que está dando ao seu cão. Você tem que ver se ela é pobre em gorduras e rica em proteínas.
  • Exercício físico. O exercício físico que o seu cachorro precisa fazer dependerá de sua raça, tamanho e idade. O melhor é consultar um veterinário, mas, para começar, não é demais que você faça grandes caminhadas com o seu amigo peludo, e inclusive o solte em uma área da praia para que ele corra um pouco.
  • Adeus às guloseimas. Se você tem o costume de premiar o seu cachorro comguloseimas, esqueça-as, pelo menos até que ele recupere o seu peso ideal.
  • Não cozinhe com ele por perto. Quando estamos cozinhando, não podemos evitar que algo caia no chão e que nosso animal de estimação vá igual a um aspirador de pó pegar o que caiu. Portanto, enquanto você estiver cozinhando, ponha o seu cachorro em outro local de sua casa, assim evitará tentações.Sabemos que é difícil resistir aos olhos tristes dele como se fosse um cachorro faminto, mas isso é necessário.

 

Se está magro…

Misturar alimentos

Nesse caso, a solução não consiste em entupir o animal de comida, nem muito menos, pois isso poderia causar-lhe problemas. É melhor consultar o veterinário e pedir-lhe  que faça uma dieta de alta ingestão calórica e nutritiva para o seu animal, de forma a ajudá-lo a recuperar o seu peso sem fazer com que o alimento se torne gordura.

Mantenha o seu cachorro sempre supervisionado, porque às vezes as mudanças de peso envolvem mais do que uma alimentação inadequada ou insuficiente. Submeta o seu animal de estimação a exames periódicos para se assegurar de que está tudo bem, e para cuidar e manter o seu cachorro saudável.

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco