HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

CURIOSIDADES
Potencialize a autoconfiança de seu cão 15/11/2016 às 20:46:55

Os cães têm diferentes personalidades e necessidades, e, em muitas ocasiões muitos sofrem de falta de autoconfiança. Um cão inseguro pode não ser amável com os outros, é agressivo, tímido e inclusive depressivo. Por isso, é importante potencializar a confiança de seu cão já que isto o ajudará a ser um cão sociável e feliz.

autoconfiança

Sem dúvida, a forma de potencializar a autoconfiança em seu cão é através de brincadeiras, jogos e exercícios. Quando o cão, através disto, é capaz de aprender coisas novas, sua confiança cresce.

Para isso lhe apresentamos alguns jogos que podem ser feitos com seu cão e que potencializarão sua autoconfiança.

Jogos para potencializar a autoconfiança de seu cão

 

O jogo do amigo

Para este jogo você vai necessitar de um amigo ou companheiro seu que já conheça o animal e com o que isto se sinta mais ou menos confortável com a situação. Nesta atividade se trabalhará com o reforço positivo e o silêncio. É necessário que tenha as guloseimas preferidas de seu cão que terão que ser dadas por você e por seu companheiro.

Seu amigo deverá se colocar a uns seis metros de distância e você terá que prender com a correia o seu cão. Grite “Cumprimenta! ” E vá para seu amigo. Ele dará uma guloseima ao seu cão sem tocá-lo e sem dizer nada. Ele retornará para trás. Repita isso várias vezes e quando achar conveniente solte o peludo. Grite a palavra comando de novo e olhe se seu cão vai para o seu amigo sozinho.

 

 

A princípio, se o fizer, seu amigo só deverá lhe dar uma guloseima. Depois, poderá lhe dizer algo carinhoso e se o cão reagir de maneira positiva poderá tocá-lo e brincar com ele. Uma vez que ele faça isto com o seu companheiro, tente com outros amigos ou familiares.

Quando um animal se sente recompensado e querido por outros, isto potencializa sua confiança e autoestima e o ajuda a ser muito mais sociável.

Procurar comida

Conseguir algo e obter lucros, potencializa a confiança de qualquer cão. Do seu cão também, disso não há dúvidas. Por isso, joguemos o jogo de esconder comida.

Para este jogo, escolha um alimento que ele adore. Dê para ele cheirar um pedacinho, mas não permita que ele o coma! Depois deixe-o em um quarto trancado por alguns segundos enquanto você esconde diferentes partes de comida pela casa. Quando o tiver feito, solte-o e o deixe correr!

Estamos certos de que seu cão encontrará todas as partes, isto o fará se sentir feliz e confiante. Faça este exercício de vez em quando para potencializar a confiança de seu pet.

Dar a pata

cao-da-pata-dono

Este exercício, além de potencializar a confiança em seu pet, também favorecerá seu nível de obediência. Embora lembre-se, o reforço positivo é primordial para se conseguir bons resultados.

É importante que cada vez que o animal obedeça a sua ordem de “me dê a pata“, que você lhe dê de presente uma guloseima ou o pedacinho da comida que ele mais goste. Desse modo, será mais fácil que depois ele o faça sem recompensas e será um cão confiante e feliz por ter obtido algo a mais em sua vida.

Porém, embora os jogos e as brincadeiras sejam muito úteis, não se deve abusar deles, já que cansar o animal com muitos jogos pode ser mais um problema do que uma ferramenta útil. Por isso, se você quer potencializar a confiança em seu cão, primeiro escolha as atividades que quer usar e faça com moderação e equilíbrio.

Os resultados destes jogos que lhe propomos devem ser o de um cão feliz, sociável, com autocontrole e obediente. Seja qual for a atividade que deseje utilizar, lembre-se de não gritar e nem de bater no seu animal. O reforço positivo sempre funciona. Use-o com humor e um sorriso.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco