HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Como tratar a infecção urinária de seu cão 26/11/2016 às 18:54:38

É possível que você nunca tenha ouvido falar de infecção urinária nos pets, mas a verdade é que esse é um mal muito comum que acontece de maneira contínua. Seus sintomas podem nos levar a acreditar que o nosso animal simplesmente tem problemas de comportamento.

Isto pode fazer com que não venhamos a dar muita importância ao assunto, por isso é vital que você saiba as causas, os sintomas e os tratamentos da infecção urinária em cães.

infecção de urina

O que é a infecção urinária canina

veterinario

 A primeira coisa que você tem que saber é que, por regra geral, ela pode ocorrer em qualquer cão. Porém, aqueles cães que estão descuidados ou que vivem na rua têm mais facilidade de vir a sofrê-la.

Bem, o sistema urinário se encarrega de eliminar toxinas e outros resíduos de que o corpo não necessita. Por isso, quando não se urina o suficiente, estes resíduos podem ir se acumulando nos canais urinários, chegando a bloqueá-los e acarretando uma infecção urinária.

Causas da infecção urinária

A infecção urinária pode ter várias causas, como os cálculos renais, os tumores, a umidade excessiva e outras. Normalmente ela é causada nos cães pela bactéria Escherichia coli, embora os animais também possam ser afetados por fungos e outras bactérias.

No caso dos cães, ocorrem mais casos em fêmeas, já que a uretra delas é mais curta e larga, o que facilita a entrada de bactérias e parasitas. Além disso, as fêmeas urinam muito menos que os machos, facilitando assim a obstrução dos canais urinários.

 

 

Esta infecção, embora seja algo comum, não deve ser deixada de lado, já que poderá sangrar e causar grandes problemas no animal. Por isso é necessário estar bem informado sobre quais são os sintomas.

Sintomas da infecção urinária

Reconhecer o que se passa com os nossos pets nem sempre é fácil, pois eles não têm um meio de comunicação tão direto como a fala. Entretanto, seu corpo e a linguagem corporal sempre nos dizem de uma maneira ou outra, dando a entender o que podem estar sofrendo.

Como saber se o nosso cão está com uma infecção urinária? Estes são alguns dos sintomas. Esteja bem atento ao seu pet:

  • Urina que cheira pior do que o habitual
  • Sangue na urina
  • Urina turva
  • Esforços para urinar, sem resultados
  • Pouca quantidade de urina
  • O cão urina mais que o habitual
  • Febre leve
  • Perda de apetite
  • Inflamação da genitália
  • Lambidos repetidos na área
  • Depressão

Se você vir um ou mais destes sintomas em seu cão, leve-o ao veterinário. Ele irá determinar se se trata de uma infecção através de uma amostra de urina. Receitará antibióticos e, caso os antibióticos não funcionem, ele fará um exame chamado urocultura.

O exame consiste em introduzir um pequeno tubo pelo aparelho urinário que permitirá identificar de maneira concisa que tipo de fungo ou bactéria está causando a infecção para, então, iniciar o tratamento mais adequado.

Remédios caseiros para a infecção urinária

Bem, se você for dos que prefere os remédios caseiros, também se pode testar alguns, mas mesmo assim não se deve adiar a visita ao veterinário. Lembre-se de que seu pet é um ser vivo e merece os melhores cuidados.

Estes são alguns dos mais eficazes, mas se não notar nenhuma melhora em um ou dois dias, por favor, vá ao veterinário:

cao-comendo-maca

  • Aumentar a quantidade de líquidos que o cão bebe é a melhor maneira de limpar os canais urinários e fazer com que o animal expulse tudo. Você poderá lhe introduzir a água com uma seringa, já que será difícil que ele beba sozinho mais do que o habitual.
  • Suco de laranja. A vitamina C aumentará a acidez da urina e ajudará na sua expulsão. Não exceda a quantidade desse remédio, pois um excesso de ácido poderá prejudicar o estômago de seu pet. Faça um copo pequeno de suco e misture-o com a água diária de seu peludo.
  • Vinagre de maçã. Dizem que o vinagre é o melhor produto de limpeza que existe, e isso vale inclusive para o nosso organismo. Coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã em sua água três vezes ao dia; o vinagre se encarregará de desentupir os canais urinários de seu cão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mastim napolitano: Saiba tudo sobre essa raça
03/10/2018 às 22:20:29

Raiva ameaça 170 mil cães e gatos em BH; baixa cobertura vacinal obriga PBH a estender campanha
03/10/2018 às 22:04:29

Pet hotel e sócios são condenados a indenizar família por fuga e desaparecimento de cães
03/10/2018 às 22:00:20

As cadelas podem ter mastite?
02/10/2018 às 22:40:44


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco