HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Por que o cão sacode os brinquedos? 27/04/2017 às 20:56:52

Às vezes, não compreendemos alguns dos comportamentos dos animais de estimação e vale muito a pena aprender sobre eles. Por exemplo, já parou para pensar por que o cão sacode os seus brinquedosA resposta vai surpreender você!

Meu cão sacode seus brinquedos

A maioria (pra não dizer todos) os cães amam brincar, principalmente quando são pequenos. É muito provável que você tenha visto o seu bichinho pegar um objeto (próprio ou de outra pessoa ou animal) e sacudi-lo descontroladamente. Pode parecer divertido e estranho para o pensamento humano, mas, para ele, é a coisa mais normal do mundo.

E não importa se nosso canino é de uma raça pequena ou grande… não consegue resistir à tentação de jogar um brinquedo de um lado para o outro, seja se divertindo sozinho ou com a gente. Provavelmente já aconteceu de você jogar um objeto para o seu cão e, quando ele o traz de volta, não quer soltar e começa a sacudi-lo e puxá-lo com toda a força. Por que ele age assim?

Razões pelas quais o cão sacode os brinquedos

cão que se abaixou com seu brinquedo

 

Devemos lembrar que nosso bicho de estimação tem antepassados selvagens. Ainda que em pequena porcentagem, por suas veias corre sangue não domesticado. E muitos de seus hábitos estão relacionados a essa característica. Se o seu cão costuma sacudir os brinquedos ou objetos, pode ser devido a um dos seguintes motivos:

1. Instinto caçador

Todos sabem que o cão descende do lobo selvagem e que ambos apresentam comportamentos similares. Quando o seu peludo ataca um brinquedo, rosna, afunda os dentes e o sacode para todos os lados, está mostrando a sua superioridade em relação ao objeto em questão.

Na natureza selvagem, os lobos ou os cães caçadores fazem o mesmo ao capturar uma presa. Já que devem movê-la com energia para matá-la, essa prática é muito comum.

2. Liberação de energia

Muitos bichos passam quase o dia inteiro confinados em um ambiente pequeno ou não têm a possibilidade de gastar suas energias. Quando têm a oportunidade, eles aproveitam… mesmo que seja com um pobre brinquedo. Esse comportamento pode ser um sinal de que o animal não sai para passear com a frequência necessária ou está preso em casa há muitos dias.

3. Diversão

Quem disse que os cães não gostam de se divertir de vez em quando? Eles podem deixar de lado os seus antepassados e começar a brincar como uma criança. E sacudir as coisas é muito divertido para eles. Você notará em sua expressão, em como sacode o rabo e em seus latidos (diferentes de quando sente medo ou ameaça).

4. Ensinamento materno

Os cães recordam tudo o que sua mãe os ensinou desde que nasceram até o dia em que foram separados dela (inclusive se ainda estavam de olhos fechados). As fêmeas passam para a ninhada sua sabedoria, incluindo hábitos que utilizariam se vivessem em um ambiente selvagem. Com o passar do tempo, o animal coloca em prática todas as lições maternas.

5. Tédio

É claro que os peludinhos ficam entediados… principalmente quando são filhotes e querem brincar o dia todo. Talvez ele pegue um dos seus brinquedos, leve-o até você e passe a balançá-lo de um lado para o outro. Esse é um sinal de que ele precisa de um pouco de atividade, diversão e companhia. Tenha cuidado, se você não seguir o fluxo, o cãozinho pode destruir tudo o que encontrar pela frente.

6. Frustração

brinquedos para cães

Você deve prestar muita atenção para não confundir tédio com frustração. Neste último caso, o animal se sente mal porque acha que você o abandonou ou não o ama mais. A ansiedade pela separação é muito frequente em certas raças (como o Cocker Spaniel, por exemplo), e se expressa de diversas maneiras. Uma delas é sacudindo e rasgando os brinquedos.

7. Agressão

Por último, o cão pode balançar com energia os brinquedos como um sinal negativo. Como detectar corretamente esse comportamento? Se ele permanece parado quando tem o objeto na bora, se levanta a cabeça e rosna em desespero ou se tentou fazer o mesmo com outro animal ou criança. É importante consultar um especialista para evitar que o comportamento traga riscos para os outros.

Lembre-se de todos os motivos que levam o cão a sacudir os brinquedos e veja em qual deles o seu animal se enquadra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 

 

 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
8 animais que vivem em rios
18/08/2018 às 20:54:56

Infecção do trato urinário em cães: causas e tratamento
18/08/2018 às 20:51:55

Tempo seco afeta a saúde dos gatos e também dos cães. Saiba o que fazer
18/08/2018 às 20:26:09

Esquilo cinzento: conheça todas as suas características
14/08/2018 às 23:16:47


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco