HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

CURIOSIDADES
Ressecamento no nariz dos cães: tratamento 19/04/2018 às 23:27:34

O nariz de um cachorro é único porque está sempre molhado. O nariz é a principal ferramenta que ele tem para entender o mundo. Por isso, um nariz molhado é sinal de bem-estar. Devemos começar a nos preocupar quando começamos a notar o ressecamento no nariz do cães.

 

Um órgão que sente o mundo

Os cães são muito dependentes de seu olfato para descobrir o mundo ao seu redor. Além disso, eles usam o olfato para se movimentar e interagir com as coisas. Na verdade, o olfato dos cães pode ser até 5 vezes mais eficaz do que quando comparado com os seres humanos. Por isso, é essencial que esse aspecto da saúde do cão esteja saudável.

Um nariz seco pode significar um sinal de alarme para o dono, mas não se preocupe. Não é motivo para pânico, na maioria dos casos. É muito comum que o ressecamento no nariz dos cães se deva a outros fatores, como desidratação ou excesso de sol.

Os problemas que surgem com o nariz seco nos cães são variados. O mais direto é a perda do olfato até certo ponto, já que eles não podem mais farejar adequadamente. Além disso, pode haver problemas de irritação e, em alguns casos, dor moderada ou grave.

Existem várias doenças que podem se manifestar através do ressecamento do nariz dos cães. Entre essas doenças, estão cinomose e hiperqueratose. A segunda condição é um pouco mais séria porque a pele do nariz fica escamosa e pode sangrar em abundância se não for tratada adequadamente.

 
Cachorro dormindo

 

Se houver uma suspeita de hiperqueratose, é melhor consultar o veterinário imediatamente para evitar que a situação piore. Dito isso, falaremos um pouco sobre como tratar o ressecamento no nariz dos cães.

Como hidratar novamente o nariz dos cães

Gerenciar essa situação é mais simples do que muitos acreditam, desde que não seja causada por uma doença mais séria. Quando tivermos certeza de que não é nada alarmante, é hora de cuidar do nariz do animal em casa mesmo.

 

Uma das principais ações para prevenir o ressecamento no nariz dos cães é mantê-lo hidratado. Para isso, precisamos fornecer-lhe água fresca várias vezes durante o dia. Além disso, é boa ideia não exagerar no tempo de exposição ao sol.

Se o problema não for resolvido, então teremos que tomar medidas diretas para tratar a situação. Para isso, precisamos de um sabão especial para animais de estimação. Os sabonetes para humanos têm substâncias químicas muito fortes que causam mais danos do que benefícios ao animal.

Limpe o nariz do animal com água e o sabão, acima mencionado. Isso vai matar as bactérias que podem estar vivendo na área e resfriá-la. Tente impedir o animal de inalar a espuma para não piorar o problema.

Cachorro tomando banho

 

Aplique vaselina ou um produto similar no nariz do animal. O creme irá ajudar o nariz a retornar ao seu estado natural, mas tente não exagerar na quantidade. O cão lambe o nariz ao longo do dia e corre o risco de engolir o produto. Uma vez feito isso, só é necessário ficar de olho em como o animal evolui durante o dia.

Outro método

É semelhante ao anterior, mas em vez de usar um sabão especial, é necessário uma loção concebida para o cuidado da pele dos cães. Deixamos a marca a seu critério, mas recomendamos Dermosyn, da Virbac, uma vez que não apresenta complicações na maioria dos casos.

É suficiente aplicar duas vezes ao dia a loção na região do nariz. Evite aplicar grandes quantidades para que o animal não lamba o produto durante o dia. Da mesma forma, a evolução deve ser monitorada nos dias seguintes.

Nesses casos em que um produto deve ser aplicado, é melhor consultar o veterinário. Pois, assim, ele pode indicar com mais precisão o produto indicado para cada situação. Além disso, isso ajudará a descartar a possibilidade de ser algo mais sério.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sandra Bullock doa 100 mil dólares para ajudar animais vítimas de incêndio
15/11/2018 às 20:15:23

Conheça os alimentos mais venenosos para seu cão
06/11/2018 às 23:11:07

Um cão de rua entra em uma delegacia e se torna policial
06/11/2018 às 23:08:19

Quantas refeições o seu cão deve fazer?
06/11/2018 às 23:05:53


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco