HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Primeiros Socorros: Técnicas de curativo 31/07/2018 às 15:09:03

Muitos ferimentos melhoram quando são deixados em contato com o ar, mas outros se beneficiam de curativos temporários, que fazem parte de um primeiro atendimento. Os curativos têm várias finalidades:

– Mantêm os machucados secos;

– Absorvem as secreções das feridas no processo de cura;

 

– Controlam o sangramento;

– Impedem que o animal lamba ou morda;

– Protegem o ferimento contra contaminação.

Um curativo precisa ser trocado, normalmente, diariamente ou dia sim dia não, e ser mantido limpo e seco.

Um bom curativo caseiro contêm três partes:

1. Material absorvente: uma compressa estéril que não grude, um material absorvente limpo e livre de fiapos.

2. Gaze: A gaze em rolo, envolvendo a compressa, faz com que esta se mantenha no lugar. Não enrole muito apertado porque geralmente as feridas incham. Se você não tiver gaze em rolo, use qualquer outro tipo de material elástico. A perna de uma meia calça funciona bem.

3. Esparadrapo: os esparadrapos adesivos elásticos são os melhores para garantir que a compressa e a gaze fiquem no lugar, mas qualquer fita adesiva serve. Verifique se a fita cobre uma porção de pelo em ambos os lados do curativo. Caso você não tenha nenhuma fita adesiva, o filme plástico usado na cozinha pode funcionar temporariamente. Verifique também se pode enfiar ao menos dois dedos entre o curativo e a pele.

Curativos no corpo

Os machucados nas laterais de um animal, na parte de trás ou na barriga podem ser difíceis de serem tratados com curativo. Existem algumas técnicas efetivas:

– A técnica mais eficaz é pôr uma camiseta limpa de algodão em seu animal, colocando suas patas dianteiras no lugar dos braços e passando sua cabeça pela gola. Prenda a cintura com esparadrapo em torno do corpo.

– Faça um curativo com várias pontas, usando um tecido em formato retangular. Corte várias fendas nos lados opostos do retângulo, para fazer tiras no tecido. Amarre-as sobre o o dorso de seu animal ou sob  o abdome, de maneira que o tecido cubra parte da fenda.

– Um curativo eficiente é um envoltório para o corpo, que impede que os animais mordam ou arranhem qualquer lugar do tronco. Para fazer um, coloque seu animal em pé sobre uma toalha ou lençol velho, marque a posição das suas patas e corte o tecido no local marcado. Passe as patas do seu animal pelos buracos e traga as pontas do tecido para cobrir o tronco de seu corpo, prendendo o tecido ao longo do corpo com alfinetes de segurança.

Fonte: Primeiros socorros para cães e gatos

 

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Clube dos Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco