HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
O que é Canicross? 27/05/2019 às 20:47:40

Canicross é um esporte para cães que se tornou popular na Europa. Originou-se como um método de exercício de cães de trenó de alta energia, como os Huskies.

Ele envolve enganchar seu cão em um equipamento de corrida especializado e anexá-lo ao seu corpo para que você possa correr junto.

O esporte está bem estabelecido em toda a Europa, e há inúmeros clubes canicross e corridas competitivas regulares. Embora ainda seja relativamente novo no Brasil, está crescendo em popularidade. É uma ótima maneira de aumentar sua aptidão, manter seu cão saudável e feliz e desenvolver seu vínculo.

Preciso de algum equipamento especial para Canicross? 

Nunca corra com o seu cão enquanto ele está apenas usando um colarinho. Pois isso coloca muita pressão em seu pescoço.

Se você acha que é algo que deseja buscar mais seriamente, é recomendável investir em equipamento adequado.

Se você puder se juntar a um clube local, não só eles poderão aconselhá-lo sobre as técnicas, mas eles também podem levar alguns equipamentos do clube, permitindo que você veja o que funciona melhor para você e seu cão. Nós colocamos o básico abaixo.

Um arnês de Canicross para seu cão

Estes são projetados para fornecer maior apoio em todo o corpo para o seu cão quando eles estão puxando para frente. Existem muitas marcas no mercado e algumas ficam melhor em certos cães do que em outros.

Uma coleira apropriada

Você precisa de uma coleira de mãos-livres que não seja tão comprida, para que você não fique enrolado em coisas ou tropece e, de preferência, deve ser uma coleira de bungee ou um acessório para evitar qualquer ação brusca em altas velocidades.

Um arnês/cinto para você

Não há problema em optar por um cinto que prenda em torno de sua cintura. Mas muitos usam um arnês ou cinto largo para maior conforto e apoio.

Outro equipamento

Ter um cinto ou mochila que possa colocar água é útil, também deve ter espaço para uma tigela de viagem portátil para o seu cão. Não esqueça também alguns sacos de lixo para cães.

Todo cachorro pode praticar canicross?

canicross

É um ótimo esporte para a maioria dos cães. Algumas raças são canicrossers naturais, como os Huskies, mas até raças como chihuahuas são conhecidas por se envolverem e adorarem o esporte. Mas existem algumas exceções:

Filhotes

Enquanto os ossos dos seus filhotes ainda estão crescendo, é de vital importância que eles não sejam excessivamente exercitados.

Canicross não é apropriado até que o seu cão esteja completamente crescido, então geralmente o ideal é mais de um ano de idade ou mesmo 18 meses para raças grandes.

Cães idosos

dog

Muitos cães veteranos são excepcionalmente aptos e saudáveis ​​e podem continuar correndo em seus anos dourados, mas é importante que você julgue quando a aposentadoria é mais apropriada.

Mesmo se o seu cão adora, mas se ele está mostrando sinais de estar com dor, rigidez ou foi diagnosticado com artrite, então é hora de encontrar uma atividade de menor impacto para mantê-lo feliz.

Cães Feridos

Se o seu cão está se recuperando de lesão, ele precisa de tempo para se recuperar completamente. A reintrodução deve começar com a aprovação do seu veterinário e precisa ser gradual. Se o seu cão tiver sido submetido a uma cirurgia de grande porte, ele poderá nunca mais voltar ao canicross, devido ao risco de nova lesão ou dor.

Cães com excesso de peso

Se o seu cão está com excesso de peso, ele precisa fazer uma dieta e um plano de exercícios moderado. Canicross, quando um cão é muito pesado, pode colocar uma pressão extra sobre suas articulações. Assim, eles ficam mais propensos a ter problemas com a regulação de sua temperatura e ficar sem fôlego muito rapidamente.

Cães Nervosos

Se você adotou recentemente um cão que fica nervoso em torno de outras pessoas ou cães, você precisa considerar como introduzir o canicross. Expô-lo a um ambiente de clube movimentado pode ser muito pra ele.

Muitos clubes são muito atenciosos quando se trata de cães nervosos, garantindo assim bastante espaço e apresentações positivas. Se o seu cão estiver desconfortável, não o force.

Quais são as técnicas básicas do Canicross?

canicross

No canicross você deve deixar o seu cão puxar na frente. Mas, há alguns cães, que se acostumam a andar muito bem de lado.

Você pode incentivá-los a correr na frente tendo outro corredor na frente e dando-lhes muito elogio e encorajamento quando o fizerem. Você também pode trabalhar em uma sugestão para pedir que eles prossigam e os recompense sempre que o fizerem.

Algumas pessoas se preocupam com o fato de que puxar o canicross fará com que o cão faça caminhadas regulares. Contanto que você mantenha treinamentos e comandos consistentes, isso não é provável.

Uma vez que ambos tenham o básico ordenado, você pode começar a introduzir comandos adicionais, incluindo aqueles usados ​​para desacelerar, parar, mover para a esquerda ou para a direita ou passar outro corredor.

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco