HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
A alergia te impede de ter um pet? Saiba como isso pode mudar 19/06/2019 às 20:21:59

Muitas pessoas deixam de ter um animal de estimação por causa de crises de alergia. Mas de acordo com a pediatra Déborah Rocha,  do Plunes Centro Médico, isso não deve ser um impedimento para ter um cachorro ou um gato dentro de casa. 

 

Déborah explica que as alergias são causadas por substâncias alergênicas originárias do corpo ou da mucosa dos bichos, que fixam-se no ambiente. Assim, dar mais atenção para a limpeza da casa pode solucionar o problema. 

menina espirrando do lado de um cachorro
shutterstock
A alergia impede muitas pessoas de ter um animal de estimação em casa

“É possível ter um pet mesmo manifestando crises alérgicas desde que sejam tomados alguns cuidados específicos no local onde o animal vive. A primeira dica é manter uma rotina de limpeza em todas as áreas onde o bichinho circula. Isso ajuda a evitar ácaros e substâncias alergênicas. Já para os sintomas, pode-se usar medicações de efeito antialérgico ou a imunoterapia, que diminui a sensibilidade do paciente a determinadas substâncias”, explica a especialista.

O que acontece é que muitas vezes esse cuidado mais específico com a limpeza não é rotina das casas com animais de estimação, o que favorece a proliferação de ácaros - os principais causadores de alergias. No fim das contas os pets acabam levando a culpa das alergias que, na realidade, são causadas por esses ácaros.

O ácaro é um inseto que vive em carpetes, tecidos, sofás, cortinas, colchões, onde absorve umidade do ambiente e se alimenta de matéria orgânica, especialmente da descamação da pele humana e de animais. As principais formas de evitá-los são: lavar as cobertas com água morna e secar na secadora em alta temperatura, ter o mínimo possível de carpetes, móveis estofados e cortinas de tecido (prefira persianas de vinil facilmente laváveis), além de evitar bichos de pelúcia nos quartos.

“O único mal que o ácaro causa ao humano é desencadear reações alérgicas. Então a limpeza constante realmente funciona, já que diminui os ácaros e as substâncias alergênicas dos pets”, finaliza a pediatra. 

 

 

 

Fonte: (Canal do Pet)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco