HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

CURIOSIDADES
Tapete higiênico para cães – Qual o melhor? Guia completo 19/02/2020 às 20:51:49

Qual o melhor tapete higiênico para cães? Ou melhor, será que existe um “melhor”? E se existe, quais os critérios para considerá-lo tal? Pois bem, no texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre este excelente produto para deixar seu cão mais confortável e deixar sua casa mais higiênica de forma geral.

Afinal, ter um cãozinho em casa requer alguns cuidados específicos e importantes. Se você é tutor de primeira viagem, saiba que existem diversos critérios a serem considerados a respeito dos bons cuidados com seu animalzinho. Além de amor e carinho, que é o básico, você precisa prover a higiene e, consequentemente, a saúde do animal. Uma coisa está ligada na outra.

É claro que nem sempre é fácil compreender tudo. E até por isso, recomendamos que você navegue pelo nosso blog para encontrar dicas de como prover um lar mais confortável, seguro e amoroso para seu dog. Veja alguns artigos para ler mais tarde e, em seguida, aprenda tudo sobre tapete higiênico para cães.

Tapete higiênico para cães – Qual o melhor?

Então, vamos lá! Qual o melhor tapete higiênico para cães? Bom, esta resposta é complexa e não resume-se a um produto específico ou uma marca específica. Resume-se a muitos critérios que precisam ser considerados na hora da escolha. Na verdade, um tapete higiênico precisa corresponder a duas funções básicas: conforto e, obviamente, higiene.

Um bom banheiro para cachorro não é qualquer lugar. Mas sim, um lugar específico, em que o cão esteja condicionado e saiba como usá-lo. Por exemplo, há quem utiliza simples folhas de jornal pela casa inteira para que o cão use como banheiro. O que pode parecer um boa ideia, mas é um erro de adestramento.

Afinal, quando o cachorro entende que pode urinar em qualquer lugar, automaticamente ele entende que não há limites. E isto é muito ruim. Mas, ao mesmo tempo, somente o tapete higiênico para cães não fará com que seu cachorro condicione-se ao uso correto do banheiro. Pelo contrário, o tapete é apenas uma ferramenta. Mas o processo, é você quem precisará intermediar.

Por isso, para escolher um bom tapete higiênico, você precisa considerar o seguinte:

  • O tamanho do produto;
  • A flexibilidade de fixação dele;
  • Capacidade de absorção;
  • Opte por modelos laváveis ou descartáveis;
  • Modelos que inibem o mau-cheiro;
  • Modelos que atraiam o cãozinho para o lugar certo;
  • O valor do produto precisa caber no seu bolso;

Quer entender mais sobre cada um destes tópicos? Então, acompanhe o texto a partir de agora e saiba tudo sobre o assunto para que, desta forma, você possa proporcionar mais conforto e higiene para seu cãozinho!

tapete higiênico para cães

Foto: Freepik

Como escolher um bom tapete higiênico?

O primeiro passo que você pode dar em direção ao melhor tapete higiênico para seu cãozinho, é levar em consideração o próprio cachorro! Sim, antes mesmo de escolher um modelo, você precisa entender as características do seu animal de estimação. Por exemplo, um cachorro de grande porte é diferente de um cachorro de pequeno porte. E o mesmo vale para o temperamento, afinal, o temperamento de um Rottweiler é completamente diferente do de um Pinscher.

Por isso, dê este “passo atrás” e busque interpretar o que de fato seu cão precisa. Recomendamos que você converse com um especialista, veterinário, adestrador ou mesmo com o vendedor da loja para que ele indique as vantagens de escolher um produto ou outro, ok?

Enquanto isso, observe os critérios que separamos e que consideramos importantes no momento da escolha, independente de raça, temperamento ou necessidade. Acompanhe.

1- O tamanho é um fator muito importante

O tamanho do tapete higiênico para cães é fator fundamental. Ele não pode ser muito pequeno e nem muito grande. E explicamos o motivo. Se o tapete for muito pequeno, ele poderá facilmente ser ignorado pelo cão. Principalmente no início da jornada de adaptação. Ou mesmo, o cão poderá fazer as necessidades do lado de fora, mesmo que sem perceber.

Já se o tapete for muito grande, não haverá um espaço pré-determinado para que as necessidades sejam feitas. Ou seja, qualquer lugar estará ótimo para o animal. Se o tapete cobrir grande parte da casa, por exemplo, pode até soar positivo. Mas não é. Pois não haverá limitação de espaço e o cachorro não se condicionará ao que você quer que ele se condicione.

Para saber mais sobre especificidade de locais e condicionamento, veja nosso artigo sobre xixi no lugar certo. Temos certeza que vai te ajudar na hora de escolher um bom tapete para seu cãozinho.

2- Observe a flexibilidade do posicionamento

O segundo ponto importantíssimo a se observar, é a flexibilidade do posicionamento do tapete higiênico para cães. O que isto quer dizer? Quer dizer que nem sempre será fácil de você conseguir fazer o cachorro se acostumar a fazer suas necessidades no lugar desejado. Isso pode levar um tempo – e falaremos disso mais a frente.

Por isso, pelo menos no começo, não utilize tapetes que fixam no chão de forma definitiva. Também evite tapetes muito pesados ou difíceis de mover e mudar de lugar. Nossa recomendação, é escolher modelos que sejam fáceis e práticos e que sua utilização não comprometa o processo.

Quando o cachorro ainda não sabe onde precisa urinar, ele sente-se perdido. Por mais que ele possa fazer as necessidades em qualquer lugar, saiba que esta não é a opção desejada por ele. Ele realmente não gosta de desapontar o tutor. Por isso, encontrar o local ideal é fundamental. E você precisa ir testando, aos poucos e com paciência.

tapete higiênico para cães

Foto: Freepik

3- A capacidade de absorção precisa ser grande

Um bom tapete higiênico precisa absorver bem as necessidades depositadas ali. E este é o terceiro critério importante que você precisa considerar na hora da escolha. Lembre-se que este produto é muito mais do que uma simples forma de demarcar o território disponível para o cão usar. É uma forma de conseguir, ao mesmo tempo, afastar odores e bactérias.

Para te ajudar, veja nosso artigo com algumas dicas para tirar cheiro de xixi do cão de dentro de casa. Se você conseguir encontrar produtos que possam ajudar neste processo, ótimo! Será um trabalho a menos para você, tendo que limpar a todo momento.

Mas, ao mesmo tempo, existem os modelos laváveis, que talvez não tenham uma capacidade de absorção tão grande quanto os modelos descartáveis. E isto não necessariamente será um problema, pois existem algumas características próprias para estes tipos de produtos.

Que é justamente nosso próximo tópico. Continue lendo!

tapete higiênico para cães

Foto: Freepik

4- Opte por modelos laváveis ou descartáveis

Escolher por modelos descartáveis ou laváveis ficará a seu critério. Não existe uma “melhor recomendação”. Mas, existem os critérios que precisam ser considerados na hora de colocar um ou outro produto na balança. Vamos entender.

Os modelos laváveis, são mais caros e possuem uma questão ecológica muito positiva. Afinal, você não estará efetuando o descarte e isto é muito bom para o meio ambiente. Porém, este modelo é um pouco mais caro do que os modelos descartáveis. Afinal, você não precisará comprar o produto novamente – compra-se somente uma única vez.

Enquanto os produtos descartáveis possuem alguns benefícios também muito positivos. E um deles, é a capacidade da absorção que mencionamos no tópico anterior. Como você terá de jogar o produto fora quando estiver sujo, automaticamente, ele precisa compensar e otimizar o máximo possível do seu uso. E uma das formas de fazer isso, é justamente afastando odores e bactérias.

Você poderá encontrar pacotes com dez, vinte, cinquenta ou até mesmo cem unidades. Dependerá da marca e do modelo. Por isso, pesquise muito bem antes de comprar o primeiro que você encontrar. Talvez, os modelos descartáveis sejam uma boa porta de entrada. Assim, você poderá gastar menos no início até que o cão condicione-se ao xixi no lugar certo.

tapete higiênico para cães

Foto: Freepik

Qual o melhor modelo de tapete higiênico para cães?

Bom, a partir dos critérios abordados acima, talvez você já possa traçar um paralelo para uma boa escolha. Mas, além disso, ainda você poderá considerar alguns aspectos muito importantes para a escolha de um produto de excelente qualidade e de ótimo custo-benefício.

Um bom tapete higiênico para cães, como você já sabe, não trata-se do maior, do menor, do mais barato, do mais caro, do mais grosso, do mais fino. Trata-se daquele que mais for indicado para o seu cãozinho. Seu cãozinho é único, não é mesmo? Logo, ele também terá necessidades, características e personalidades únicas. E isto reflete-se nos produtos que você compra. Seja brinquedos ou jogos para cães, seja produtos de higiene e limpeza.

Desta forma, separamos três questões importantes que acreditamos ser fundamentais para uma escolha consciente. Veja abaixo.

banheiro do cachorro

Foto: Freepik

Modelos que inibem o mau cheiro

Tirar o cheiro de cachorro da casa ou o cheiro de suas necessidades nem sempre é tarefa fácil. E talvez você já tenha sentido isso na prática. Afinal, simplesmente sair desinfetando a casa com qualquer produto não é a melhor escolha. É preciso comprar os produtos certos, que não agridam o cão nem seus móveis.

Por isso, talvez uma boa forma de “dar a volta por cima” a respeito deste assunto, é tentar evitar e prevenir o mau cheiro. Existem tapetinhos higiênicos no mercado que oferecem a real possibilidade de diminuir o cheiro ou mesmo evitá-lo, com essências, aromas ou mesmo com algum mecanismo de absorção. O que é ótimo!

banheiro do cachorro

Foto: Freepik

Modelos que atraiam o cãozinho para o lugar certo

Além dos modelos que inibem o mau cheiro, você também poderá optar por modelos que atraiam o cãozinho para o lugar certo. Existem diversas marcas e tipos de tapete higiênico para cães que possibilitam a inserção de algo que atraia o animal. E esta atração pode ser dar de diversas formas, como por exemplo, o condicionamento de médio e longo prazo, com adestramentos que façam o animal entender onde ele precisa fazer suas necessidades.

Além disso, você poderá também encontrar no mercado tapetes com odores e aromas que sejam atrativos para o cachorro. Há diversas fatores que fazem um cachorro gostar ou não de um cheiro. E você deverá testar e pesquisar mais a respeito da raça que você adotou. Cada uma tem particularidades e peculiaridades, conforme já mencionamos anteriormente.

O valor precisa caber no seu bolso

E, por último, algo que poucas pessoas de fato levam em consideração: o preço do produto. Você não precisa, de forma alguma, comprar um tapete que seja extremamente caro e que não caiba no seu orçamento pessoal. Este é um produto para o conforto e para a higiene do cãozinho e da sua casa. E existem diversos modelos no mercado com custos acessíveis. Opte por eles no início, caso seja sua necessidade.

É claro que muitas vezes o barato pode sair caro. E esta é uma regra geral para a vida. Mas, neste caso, você poderá optar por modelos com um bom custo-benefício. Não precisa ser o mais caro, última geração, com a melhor tecnologia, importado e cheio de “frufrus”, ok? Você já consegue dar um bom conforto ao seu cão com muito menos do que isso!

banheiro do cachorro

Foto: Freepik

Como usar o tapete higiênico da forma correta?

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher um bom tapete higiênico para seu cão, vamos entender como usá-lo da forma correta. E talvez você possa estar pensando: “mas não é somente colocá-lo no chão?”. Bom, tecnicamente, sim. Mas, é também importante se atentar para alguns pontos que fazem diferença.

Lembra que seu cão é único e que não há uma regra geral sobre como deixá-lo mais feliz, mais a vontade, etc? Pois é. E isto é o que irá nortear também as instruções de uso do seu tapetinho. Você precisará, basicamente:

  • Respeitar o animal;
  • Posicionar em locais estratégicos;
  • Ensinar o animal;
  • Dar tempo ao animal;

Para usar o tapete higiênico da forma correta, você precisa sempre considerar estes aspectos. Com evidência para o último critério. O seu cão precisará de tempo para entender que o banheiro dele é neste local. O banheiro do cachorro não pode ser ao lado da comida, mas também não pode ser no meio da sala. Para ficar mais claro, acompanhe a contextualização.

banheiro do cachorro

Foto: Freepik

Respeite as preferências do seu cão

O seu cachorro tem preferências. Por mais que muitas vezes estas preferências possam ser consideradas como manias do cão, você precisa, de alguma forma, respeitar. Não dá para simplesmente ignorar tudo que o animal demonstra para fazer do jeito que você quer. É claro que, com o tempo, você deverá condicionar o animal a um comportamento mais padronizado para o que é importante para você. Mas, isto não acontece do dia para a noite.

Muitas vezes o cachorro pode ter medo de algum ambiente ou sentir-se inseguro ou inquieto. Logo, o banheiro dele não pode ser neste ambiente. Ou ainda, o cachorro poderá sentir frio ou calor em algum cômodo. E, novamente, este talvez não seja o local ideal do tapete.

O indicado, é colocar em algum lugar acessível e neutro para o animal lembrar, sem nenhuma distração. Dica: vale colocar por perto algum brinquedo ou algum objeto que ele goste. Isto chamará a atenção dele e o atrairá para o banheiro.

Deixe-o longe dos locais de comida, água e caminha

O segundo ponto, é deixá-lo longe de locais com comida, água e a caminha. Os cães não irão desempenhar nenhuma destas funções de forma tranquila: nem comer, nem ir ao banheiro. Isto causará muito desconforto e muitas sensações ruins para acostumar o seu cão a ir ao banheiro.

Se a comida está em um cômodo, coloque o banheiro em outro. Simples assim. Jamais coloque do lado ou até mesmo os potes de ração sobre o tapete. Isto é extremamente maléfico para o processo de adestramento.

banheiro do cachorro

Foto: Freepik

Ensine o cão a utilizar o tapete higiênico

Se você pensa que seu cão sabe usar o tapete higiênico, está enganado. Ele poderá até demonstrar curiosidade e verificar do que se trata esta novidade, mas ele não associará com o banheiro. Você precisará ensiná-lo a usar. E, para isso, poderá contar com a ajuda de adestradores profissionais. Adestrar o cachorro para que ele consiga interpretar seus deveres é um passo muito importante para a melhoria da qualidade de vida do animal.

Dê tempo ao cãozinho para que ele condicione-se ao uso

E, por último, talvez o ponto mais importante: dê tempo para que seu cachorro entenda o que é e para que serve o tapete higiênico para cães. Talvez ele não usará da forma correta na primeira, segunda ou terceira semana. Mas, aos poucos, com os incentivos certos e com a paciência necessária, o animal entenderá.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco