HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Projeto propõe o Registro Geral de animais domésticos em João Pessoa 27/03/2014 às 12:10:12

O projeto que institui o Registro Geral de Animais, destinado ao cadastro dos animais domésticos de João Pessoa, foi apresentado à Câmara Municipal de João Pessoa no inicio desta semana. O projeto, de autoria do vereador Raoni Mendes, objetiva dar condições ao poder público de ter mais controle sobre os dados e combater o abandono e perda de animais na cidade.

Pelo texto do projeto apresentado, todos os tutores de animais domésticos terão que registrá-los. Ao fazer o cadastro, o tutor receberá uma placa que, obrigatoriamente, será fixada à coleira de cada um dos animais.

O vereador Raoni Mendes destacou que o projeto é um primeiro passo para que haja um maior poder de fiscalização do poder público para proteger animais de maus-tratos e abandono e paralelo a isso, facilitar as buscas de animais perdidos pela cidade. “Ao termos esse registro geral será possível pensarmos políticas públicas em benefício desses animais, reduzir os casos de abandono e facilitar a busca de outros que se perdem pela cidade. Em um futuro, nós poderíamos até pensar na microchipagem como uma ação ideal para melhorar a fiscalização do poder público”, reforçou.

A legislação prevê uma taxa simbólica de R$ 10, paga à Prefeitura de João Pessoa, ao fazer o cadastro do animal e cada pessoa pode fazer o registro de até dez animais com mais de 90 dias de nascido. Os criadores de animais ficarão obrigados a tê-los no plantel registrados e os filhotes deverão ser cadastrados dentro dos 90 dias previstos na referida lei.

Penalidade – Os animais que não forem registrados, conforme a lei apresentada, poderão ser apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e liberados apenas após a realização do Registro Geral de Animais. A lei cabe regulamentação após os 90 dias de sua aprovação e promulgação. “Os animais sem cadastro serão avaliados e após o registro realizado serão liberados aos seus proprietários. Com isso podemos ter, inclusive, o controle de doenças”, enfatizou Raoni.

Por: (paraiba.com.br)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco