HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Gripe inimiga dos bichos 23/06/2014 às 20:06:52

Nessa época do ano, devido ao clima seco, ambientes fechados sem ventilação e ao frio, os animais domésticos como cães e gatos são mantidos juntos e em lugares fechados, o que facilita a transmissão dos agentes da gripe. Por isso, os profissionais de canis, pet shops e tutores de animais precisam tomar algumas prevenções para evitar a transmissão de micro-organismos causadores de doenças entre os animais.

Cães e gatos podem sofrer de doenças parecidas com a gripe humana, com sintomas como secreção nasal, tosse e espirros. Em situações como essa é preciso ficar atento aos primeiros sintomas apresentados pelos animais. A veterinária, mestranda em Ciência Animal pela UFG, Layla Lívia Queiroz dá dicas de como proporcionar cuidados especiais nesta época do ano.

Layla assegura que não é preciso muito para evitar os problemas comuns da época, sendo que uma das primeiras medidas para se evitar doenças como as respiratórias é a vacinação. “A vacinação ainda é o melhor processo para proteger os animais, para os cães recomendamos a vacina contra traqueobronquite, tosse dos canis”, recomenda.

Roupas

Layla acrescenta que, além disso, é essencial proteger os animais do frio, não os expondo ao vento e à chuva, bem como preparar um bom abrigo para eles dormirem. “A cama do animal deve ser mantida em lugar protegido do vento e da chuva”, ressalta. O uso de roupinhas é variável para cada caso. “No caso de animais de pelos longos, evite tosas curtas e animais de pelo curto usar roupas”, sugere.

Há animais que já estão bem protegidos dentro de casa e não sentem frio, sendo desnecessário o uso de roupinhas. Mas Lívia assegura que é importante salientar que o animal não deve ser exposto a vento à noite sem proteção. Assim como evitar banhos em dias muito frios e diminuir a frequência dos mesmos. “Se for dar banho, dê com água morna e seque bem com o secador”, explica.

Quanto aos cuidados especiais com os animais idosos e filhotes, a veterinária destaca que os cuidados devem ser maiores. “Os cuidados devem ser maiores, porque quando filhotes ou idosos eles têm dificuldades na regulação da temperatura corporal”, pontua.

Confira as dicas para cuidar de seus animais domésticos:

Banhos - O ideal é evitar banhos em dias muito frios devido à dificuldade de deixar o animal completamente seco após o banho, o que faz com que a sensação de frio seja maior. Caso seja necessário, use água morna e seque muito bem.

Roupas - As roupas e os cobertores ajudam a diminuir a sensação de frio, principalmente nos animais que passam o inverno do lado de fora da casa. O uso das roupinhas pode ser feito caso o animal esteja sentindo frio, neste caso, ele fica encolhido e tremendo. No entanto, deve-se tomar cuidado na escolha da roupa: ela deve ser confortável e de fibras naturais, de preferência.

Pelos - É verdade que os pelos ajudam a reter calor. Mas existem animais com pelo curto que não sentem necessariamente mais frio no inverno.

Vacinas - Mantenha a carteira de vacinação do seu animal sempre atualizada.

 

 

Fonte: (http://www.dm.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco