HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia cachorro_mexendo_rabo_1

COLUNISTAS
Dr. Alexandre explica: Importância do controle de carrapatos na saúde do cão 31/10/2016 às 21:04:33

Todos sabem que o nosso site e a Clinvet são grandes parceiros, toda semana fazemos matérias do Departamento de Estética desta clínica, e para ficar melhor ainda esta parceria, Dr. Alexandre Pereira, Médico Veterinário responsável pela Clinvet, deu a super idéia de dar toques semanais para os leitores de nosso site. Veja como ela caprixou em sua matéria inicial.

 

                        Importância do controle de carrapatos na saúde do cão

Os carrapatos são de longe um dos maiores transmissores de doenças para os animais domésticos, neste artigo iremos nos ater as doenças causadas pelos carrapatos que afetam os cães.

  De acordo com a Wikipédia o carrapato ou carraça é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos, com mais de 800 tipos.

Resultado de imagem para cachorro e carrapato

  A espécie de maior relevância para os cães é o carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus) está é a espécie principal no parasitismo canino, apesar de ser comum vermos cães parasitados pelos carrapatos bovinos (Boophilus microplus) e dos equinos ou carrapato Estrela (Amblyomma cajennense), está infestação ocorre principalmente onde às espécies animais convivem juntas como sítios e fazendas.

Resultado de imagem para cachorro e carrapato

   No cão a principal enfermidade transmitida pelo carrapato são as hemoparasitoses (erliquiose, anaplasmose, babesiose), estão são parasitosescausadas por diferentes formas de Rickettsias que consomem as cvélulas sanguineas dos cães levando a quadros de anemia e trombocitopenia que a redução das plaquetas gerando epsódios de sangramento nasal e sulfusões ou hematomas na pele do animal, alem de febre e perca de apetite, além das hemoparasitose os carrapatos também causam nos cães a dermatite alérgica a picadas causando dermatites sérias com perca de pelos, infecções cutânes, podendo levar o animal a morte.

Resultado de imagem para cachorro e carrapato

   Muitas pessoas não levam a sério a presença de carrapatos em seus animais acreditando em ditos populares como que carrapatos são do sangue dos animais e são produzidos pelo proprio cão, carrapatos são parasitas que devem ser combatidos para proprorcionar bem estar e saúde para o seu cão, hoje existem no mercado veterinário diversos produtos para controle destes parasitas, converse com seu médico veterinário de confiança sobre qual a melhor forma de proteger seu cão, desta forma você estará contrubuindo para manter seu animal de estimação saudável e feliz.

 

Dr Alexandre Augusto Moreira Pereira

CRMV-MG 5466

 

Itabira, 31 de outubro de 2016.






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco