HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

COLUNISTAS
Dr. Alexandre Pereira explica: Castração em cães e gatos, um ato de responsabilidade 19/11/2016 às 23:08:46

A castração ou esterilização sexual dos cães e gatos, machos e fêmeas, tem se tornado cada dia pratica comum no dia a dia de nossa sociedade moderna, mas quais são as vantagens e suas desvantagens? Vamos esclarecer alguns pontos sobre esse assunto.

   A castração que tem o nome técnico de orquiectomia nos animais do sexo masculino e ovariosalpingohisterectomia ou simplesmente OSH nas fêmeas tem por objetivo impedir o ciclo reprodutivo dos animais. Mas porque castrar meu pet?

A primeira ideia que se deve ter quando se pensa em castrar um pet vem da ideia de posse responsável, ou seja, aquele proprietário que assume todas as responsabilidades de ser proprietário de um animal de estimação, mas você deve estar se perguntando, mas o que isso ter a ver? Tem tudo a ver, quando você castra seu animal você evita que o mesmo tenha acasalamentos indesejados com a produção de filhotes que sem haver um planejamento de seus destinos correm o risco de serem abandonados à própria sorte pelas ruas, aumentando os problemas já graves de saúde pública em nossa sociedade e gerando sofrimento aos animais.

   Se somente este ponto não lhe convenceu vamos a outros, a saúde dos animais, as fêmeas castradas ficam livres de diversos problemas de saúde comuns a cadelas mais velhas como infecções uterinas, cistos ovarianos, distúrbios hormonais e formação de tumores especialmente nas mamas, vivem por mais tempo e com mais saúde, da mesma forma os machos evitam a formação de tumores prostáticos e perianais, diminuem sua agressividade e sua marcação de território, urinando menos pela casa, também tendem a viver mais e serem mais saudáveis.

   As castrações devem ser realizadas no período certo da vida do animal já que os hormônios sexuais produzidos pelos ovários no caso das fêmeas e pelos testículos no caso dos machos tem papel importante no desenvolvimento físico e psicológico dos animais, por esse motivo castrações muito precoce não são recomendadas por causarem alguns distúrbios físicos e hormonais nos animais, consulte seu veterinário de confiança e converse com ele sobre o assunto, cada raça tem seu momento mais adequado para a castração e apenas o veterinário é capacitado para lhe orientar sobre o assunto, mas muita atenção lembre-se de que quando for castrar seu animal procurar um profissional sério e capacitado para realizar o procedimento, castrações são procedimentos cirúrgicos que apesar de simples se não corretamente realizados e com os devidos cuidados técnicos e de higiene podem causar sérios problemas a saúde de seu animal, evite os charlatões e procure sempre profissionais sérios e devidamente capacitados para o serviço.

Boa semana para todos.

Por:

Dr Alexandre Augusto Moreira Pereira

CRMV-MG 5466

Conheça um pouco mais sobre o Dr. Alexandre Pereira e a Clinvet no vídeo à baixo:
 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco