HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Animais de estimação são peça fora do baralho no surto de ébola 20/10/2014 às 12:28:58

Animais de estimação são peça fora do baralho no surto de ébola

Animais de estimação são peça fora do baralho no surto de ébola

“Os animais de estimação não são um risco significativo para o ébola nos Estados Unidos”, de acordo com a Associação de Medicina Veterinária Americana, o Centro para o Controlo de Doenças e o Departamento de Estado da Agricultura.

De acordo com um comunicado das três organizações, citado pelo The Dodo, a hipótese de um norte-americano contrair o vírus do ébola através de cães, gatos ou outros animais é muitíssimo baixo.

“O risco de uma pandemia de ébola afectar várias pessoas nos Estados Unidos é muito baixo. Assim, o risco de um animal de estimação ser afectado é também muito baixo, uma vez que ele teria de estar em contacto com sangue ou fluídos corporais de uma pessoa com ébola. Até em áreas de África onde o ébola está presente não têm havido notícias de cães ou gatos ficaram doentes com ébola”, explicou o Centro para o Controlo de Doenças norte-americano, CDC.

Por outro lado, num acto improvável de um cão ou gato encontrar alguém com ébola, não é claro se o animal será um risco para os humanos. Um estudo de 2005, citado pelo Washington Post, descobriu anticorpos nos cães gaboneses, depois um surto de ébola – ou seja, os animais estiveram expostos à doença, mas não existe nenhuma prova de que os caninos estivessem infectados ou contagiosos.

Para os animais de estimação dos trabalhadores expostos ao ébola – como por exemplo nos casos de Dallas, Estados Unidos – a Associação Veterinária de Pequenos Animais aconselha que estes sejam colocados em quarentena e não sejam automaticamente eutanasiados.

Foto: Marina del Castell / Creative Commons

 

Fonte: (http://greensavers.sapo.pt/)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Orelha: veja tudo o que se sabe sobre o caso que chocou o Brasil
28/01/2026 às 18:00:43

Caso Orelha: o que se sabe ate agora sobre a morte do cao em SC
28/01/2026 às 17:55:29

Tutora procura cachorro idoso que desapareceu enquanto cuidava da mae acamada
28/01/2026 às 17:50:47

Depois do cachorro Orelha, cao comunitario Abacate morre apos ser encontrado baleado
28/01/2026 às 17:42:41


© Canil Garra 2026. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco