HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VOCÊ VIU?
Clínica veterinária móvel atende 18 mil animais por ano na Irlanda 28/10/2015 às 13:12:01

Além do serviço móvel, a Blue Cross realiza check-ups, vacinação e cirurgias em clínica fixa apenas para atendimento de pequenos animais.

Há 70 anos cuidando de animais de estimação doentes ou feridos: essa é a marca da Irish Blue Cross – ou Cruz Azul Irlandesa, em tradução livre – , entidade sem fins lucrativos que já tratou mais de meio milhão de animais em Dublin, na Irlanda. O trabalho, de baixo custo e que conta com a colaboração de voluntários, foi criado em 1945. Com a grande demanda de atendimentos, implantaram um serviço de clínica móvel para assistência de animais de estimação, em caminhões adaptados que se mantêm “mais ocupados do que nunca”, de acordo com o site da Blue Cross.

A entidade atende cerca de 27 mil animais por ano, realizando o tratamento de mascotes doentes ou feridos, vacinação e encaminhamento para cirurgias em clínicas veterinárias parceiras. A Blue Cross também possui, desde 2009, uma clínica fixa para pequenos animais, a primeira na Irlanda destinada a realizar check-ups, vacinação e cirurgias com baixo custo. Para fazer uso dos serviços, o dono do animal de estimação deve apenas comprovar que não possui condições de arcar com os valores cobrados em veterinárias particulares.

Atualmente, são dez clínicas móveis operando em dez regiões de Dublin, e o serviço depende de times de voluntários que incluem motoristas, cirurgiões-veterinários e ajudantes. Uma média de 18 mil tratamentos e vacinações são realizados nos caminhões por ano, e as clínicas móveis ainda educam os donos das mascotes a respeito dos benefícios da castração e da colocação de microchips. 

Dos pacientes da Blue Cross, cerca de 85% são caninos. O restante compreende gatos, coelhos, pássaros e espécies exóticas. A entidade ainda possui uma ambulância para atendimento de cavalos, operando próxima aos hipódromos irlandeses, com uma equipe médica para dar assistência aos animais feridos durante as competições.

O custo dos atendimentos e da manutenção dos caminhões é financiado por meio de doações do governo irlandês e de empresas e veterinários parceiros, além dos próprios usuários, que contribuem com valores pequenos pelos serviços. A entidade ainda realiza eventos de arrecadação de fundos, principalmente nos parques de Dublin, sempre pedindo a colaboração de voluntários na divulgação dos serviços, e convidando as “amigáveis mascotes” a participarem das ações.

 

 

 

 

Fonte: (MSN)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Orelha: veja tudo o que se sabe sobre o caso que chocou o Brasil
28/01/2026 às 18:00:43

Caso Orelha: o que se sabe ate agora sobre a morte do cao em SC
28/01/2026 às 17:55:29

Tutora procura cachorro idoso que desapareceu enquanto cuidava da mae acamada
28/01/2026 às 17:50:47

Depois do cachorro Orelha, cao comunitario Abacate morre apos ser encontrado baleado
28/01/2026 às 17:42:41


© Canil Garra 2026. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco