HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ELES AMAM SEUS AMIGUINHOS
Reencontro de paciente internada com cachorro emociona família 16/09/2020 às 12:49:20
Toy brincou de se esconder para não ir embora -  (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
Toy brincou de se esconder para não ir embora - (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

A solidão de quem precisa ficar internado para tratar de uma doença é algo que prejudica o psicológico e até o físico do paciente. Ficar longe de quem faz parte da vida é mais uma das difíceis etapas do tratamento. Pensando nisso, equipes do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promoveram um encontro diferente, levando o cachorro de estimação até uma paciente.

Neuza Botosso, 72 anos, precisou trocar a casa pelos hospitais há três meses, quando teve suspeita de covid-19 e apresentou problemas respiratórios e insuficiência renal. A contaminação não se confirmou, mas os médicos identificaram uma infecção por pé diabético. Além disso tudo, ela também carregava a saudade de Toy, o shih tzu que está com ela há seis anos.

A paciente chegou a apresentar um quadro depressivo, o que mobilizou a atenção dos terapeutas ocupacionais. Conversando com Neuza, eles tiveram a ideia de promover o reencontro. Ela mora sozinha com Toy, mas o filho, Ilton Elias Botosso, se disponibilizou para participar da surpresa.

“Minha mãe está hospitalizada, mas ganhou essa visita do cãozinho dela, que ela gosta demais. Está fazendo muito bem para a autoestima. Estão cuidando muito bem dela”, comemorou Ilton. Os netos e a nora de Neuza também participaram do momento especial, que ocorreu em um espaço aberto, de pouca movimentação, o que facilitou os protocolos de saúde.

Na despedida, Toy não quis largar a companheira e se escondeu embaixo da cadeira dela. “É indescritível a sensação de rever o bichinho que a gente gosta”, disse Neuza.

 

 

 

Fonte: (Correio Braziliense)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Orelha: veja tudo o que se sabe sobre o caso que chocou o Brasil
28/01/2026 às 18:00:43

Caso Orelha: o que se sabe ate agora sobre a morte do cao em SC
28/01/2026 às 17:55:29

Tutora procura cachorro idoso que desapareceu enquanto cuidava da mae acamada
28/01/2026 às 17:50:47

Depois do cachorro Orelha, cao comunitario Abacate morre apos ser encontrado baleado
28/01/2026 às 17:42:41


© Canil Garra 2026. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco