HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ONGS
Abrigo de cães e gatos pede socorro para alimentar 350 animais abandonados por donos 26/09/2015 às 07:44:11

Andando pelas ruas de Fortaleza, podemos avistar cachorros e gatos carentes que necessitam de todo tipo de ajuda para sair de onde estão e receberem uma boa qualidade de vida. OAbrigo São Lázaro, uma entidade sem fins lucrativos, é um exemplo de apoio a esses animais. Desde 1993, o local dá suporte a cachorros e gatos necessitados, ajudando-os a sair das ruas e encontrar um lar definitivo, proporcionando uma vida digna para estes animais. 

Estoque sem ração (Foto: Reprodução Facebook)

Infelizmente, o abrigo está passando por muitas dificuldades. Atualmente, não existe mais ração para alimentar os animais. São 120 kg  todos os dias para alimentar só os cães e mais 125 kg por semana para alimentar os gatos. Uma tonelada equivale à necessidade de aproximadamente oito dias.

“Não conseguimos manter estoque por muito tempo, precisamos de muita ajuda. Não faz sentido manter uma instituição para que os animais passem fome”, informa o abrigo em sua página no Facebook.

O abrigo está com um débito no valor de R$ 8,5 mil na sua clínica parceira, que proporciona tratamento para os animais. O local está lotado e a situação chegou a esse ponto porque muitos animais são abandonados no portão do lugar. Eles são “jogados fora” por estarem doentes ou velhos ou porque cuidar deles se tornou um incômodo para seus donos.

Com a ausência de alimentos para os 350 animais, o Abrigo São Lázaro está pedindo ajuda. “Amigos, por favor, efetuem a compra de um cupom no Peixe Urbano e compartilhe com todos que vocês conhecem! Não há condições para manter um abrigo funcionando dessa maneira. Sem atendimento médico, sem ração… Precisamos de toda ajuda possível, pois o desespero está batendo na porta! Quem não puder doar através do site, pode também efetuar um depósito em nossa conta jurídica”.

Rosane Dantas Batista, fundadora do abrigo, publicou uma nota de repúdio ao poder público diante da situação de crise.

A crise está grande e a ajuda não está sendo suficiente para suprir todas as necessidades. É inadmissível que um abrigo como o São Lázaro não tenha ajuda dos órgãos público com 350 animais precisando comer, funcionários para pagar, conta de água, luz, clínica para pagar (8.500,00) material de limpeza e etc. Nós estamos lotados não é por que queremos, os animais são colocados na nossa porta em estado deplorável , muitas vezes atropelado, mãezinha vitima de espancamento etc. O que fazer? Tacar o portão na cara deles? Muitos chegam a procurar um lugar pra fazer a transição pois estão tão mal que não aguentam muitos dias, mas partem com a certeza que foram cuidados e amados. Quero pedir a todos os protetores, Ongs e grupos que façam também uma nota de repudio, pois da forma que estamos não conseguiremos mais ajuda para os animais, pois a cada dia fica mais difícil”.

O Abrigo São Lázaro

Muitos animais são abandonados no portão do lugar (Foto: Reprodução/Facebook)

Muitos animais são abandonados no portão do lugar (Foto: Reprodução/Facebook)

O abrigo surgiu em 1993. Atualmente é formado pela fundadora da ONG, Rosane Dantas, que tem como apoio uma pequena rede de voluntários engajados em atividades beneficentes para o pagamento das despesas do lar. O abrigo também tem parceria com clínicas veterinárias, para dar a assistência necessária para o tratamento animais. “Nossa missão é resgatar animais de rua, tratá-los e, em seguida, disponibilizá-los para adoção”, segundo Rosane Dantas.

Muitos colaboram tornando-se voluntários. Infelizmente, a quantidade ainda não é suficiente. O voluntário tem autorização de visitar o abrigo quando puder, visitas que geralmente envolvem muita troca de carinho, o que deixa os animais muito felizes.

Atualmente, o abrigo conta com um pequeno corpo de voluntários e por isso busca sempre pessoas que queiram desenvolver esse trabalho em prol dos “peludinhos”. O local acredita que o trabalho pode ser muito melhor com uma rede grande de voluntários interessados no mesmo objetivo, o que é o “sucesso” do São Lázaro enquanto instituição.

Atividades desenvolvidas

O tradicional mutirão de banho dos animais acontece de 15 em 15 dias, atividade que precisa da ajuda de pessoas para banhar os cães e gatos e limpar o abrigo. Outras atividades desenvolvidas com frequência são os bazares beneficentes, onde é vendido tudo aquilo que é doado: roupas, bolsas, calçados e acessórios.

Como ajudar

Pessoa física ou jurídica pode ajudar a ONG de diversas formas:

– Adotando um animal;

– Apadrinhando financeiramente um cão ou gato;

– Participando do mutirão de banho;

– Doando ração, medicamentos, materiais de limpeza, notas fiscais etc;

– Sendo voluntário nos eventos;

– Doando roupas, brinquedos, utensílios domésticos, e outros produtos novos e seminovos para serem vendidos no bazar;

– Doando coleiras, tigela para alimentação, cama e outros objetos para os animais;

– Visitando e brincando com os animais.

Doações

Os animais do abrigo precisam de uma boa alimentação, pois chegam debilitados, portanto, o local pede doações de boas marcas como: Royal Canin, Sabor & Vida, Golden, Nero, Líder, Herói, Kanina, Champ, Foster, Pedigree, Beneful, Alpo, Three dogs/cats, Dog Chow, Cat Chow, Equilibrio, Eukanuba, Fino Trato e similares.

O local pede também que não sejam doadas marcas de baixo valor, pois elas dão dor de barriga aos animais. Para doar, pode-se comprar diretamente na parceira do abrigo, a Avipec. (Rua Senador Pompeu, 1226 Centro/Fortaleza – Telefone (85) 3453 7144) ou contribuir diretamente na conta bancária:

Organização Não Governamental São Lázaro
CNPJ – 13.043. 465/0001-71
Banco 104 Caixa Econômica Federal
Agência 0619
Conta Corrente 3054-6
OP. 003

Pode-se ainda deixar ajuda em dinheiro diretamente na clínica parceira VetClinic (Avenida José Bastos, 6360 – Demócrito Rocha).

 

 

 

 

Fonte: (Tribuna do Ceará)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco