HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ONGS
Governo estuda acordo com ONGs para preservação da onça pintada 24/06/2016 às 16:49:05

O Ministério do Meio Ambiente autorizou, nesta quarta-feira (22), a realização de estudos para a preservação da onça pintada. O acordo, que envolve a organização não governamental Criadouro Onça Pintada e o The Conservation Land Trust  (CLT) da Argentina, depende da autorização do Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

A onça pintada está quase extinta na Mata Atlântica

Quase extinto na Mata Atlântica, o animal poderá ser reintroduzido na natureza em áreas de conservação em território argentino. A região, na província de Corrientes, já foi habitat da onça pintada, que se extinguiu naquela localidade há mais de 50 anos.

A CLT está com o projeto pronto para a reprodução em cativeiro em área especialmente preparada para a reprodução. Os filhotes, que serão criados sem contato com o ser humano, seriam reintroduzidos em território com mais de 700 mil hectares, capaz de abrigar até 100 espécimes.

De acordo com Thiago de Freitas Netto, dirigente do Criadouro Onça Pintada, na Mata Atlântica a quase extinção do porco queixada e do caitutu, em razão da caça, reduziu drasticamente a população da onça no Brasil. “Queremos levar a onça para repovoar uma área onde há alimentos”. A 25 quilômetros de Curitiba, no Paraná, ele começou um projeto de criação em cativeiro do felino e outras 160 espécies da lista em extinção.

O projeto se transformou em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e hoje conta com 160 animais em cativeiro, alguns nascidos no local e outros autorizados pelo Ibama, após apreensões e verificação da impossibilidade de retorno à natureza.

A organização pleiteia, junto ao Ibama, a soltura de 30 queixadas, espécie porco do mato, que era uma das presas da onça pintada. A ideia é repovoar uma área de Reserva Particular do Patrimônio próxima à Unidade de Conservação de Lindeira, no Paraná.

 

 

 

 

Fonte: (Portal Brasil)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco