HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
O que as formigas comem? 05/06/2019 às 20:08:39

Se pararmos para observar o que cerca um formigueiro, podemos ver uma atividade frenética: as formigas operárias são dedicadas na hora de carregar e trazer comida, que então será armazenada... mas o que as formigas comem?

As formigas estão entre os insetos de maior distribuição global. Sua capacidade de adaptação a uma dieta variada, de acordo com o ambiente e a época do ano, foi determinante para a sobrevivência e extensão de sua população. A seguir, vamos analisar o que as formigas comem e por que esse tipo de alimento favoreceu sua adaptação.

Informações gerais sobre as formigas

Atualmente, cerca de 14.000 espécies de formigas são conhecidas por habitar todos os continentes, com a exceção lógica da Antártida. Esses insetos formam uma família ampla e muito diversa chamada Formicidae, que pertence à ordem dos Hymenoptera.

Como outros insetos, as formigas têm exoesqueleto e o seu corpo é dividido em três segmentos distintos: a cabeça, o mesomata (tórax e primeiro segmento abdominal) e gaster ou metasoma (segundo segmento abdominal). Entre o gaster e o mesomata, observa-se uma espécie de cintura composta por nós, denominada pecíolo.

No entanto, as formigas mostram certas características morfológicas que permitem diferenciá-las de outros insetos. Entre elas, destacam-se as antenas na cabeça, a notável constrição do seu estômago e a presença de glândulas metapleurais.

As espécies de formigas podem variar muito em tamanho e aparência. A menor espécie pode atingir apenas dois milímetros na idade adulta, enquanto a maior pode ultrapassar 25 milímetros. Em seu corpo, tendem a predominar tons escuros, como preto, marrom ou acinzentado.

Informações gerais sobre as formigas

 

O que as formigas comem?

A formiga é um animal onívoro que normalmente mantém uma dieta muito variada: pode consumir quase tudo o que encontra em seu ambiente. Além de capturar presas disponíveis, as formigas podem coletar folhas, ervas, sementes, pedaços de frutas e vegetais, cereais, fungos e até carniça.

Algumas espécies de formigas costumam caçar em grandes grupos: fazem ataques coletivos que permitem caçar presas maiores. Outras espécies venenosas usam sua toxina para imobilizar suas presas. Depois, elas as despedaçam para que possam levar sua carne ao formigueiro.

Os tipos de alimentos que as formigas comem dependem principalmente de sua espécie, seu habitat e da temporada. As espécies que vivem em ambientes frios, com invernos rigorosos, geralmente armazenam uma grande quantidade de alimentos no formigueiro, de modo a se preparar para a temporada de “seca”.

Essa capacidade de se adaptar a uma dieta tão variada tem sido fundamental para a expansão mundial da população de formigas. Esses insetos se adaptaram a praticamente todos os tipos de ecossistemas e microclimas, e são um dos animais mais resistentes da natureza.

Além disso, sua alimentação onívora e versátil permitiu que as formigas se adaptassem de maneira ideal à intervenção humana em seu habitat. Eles constroem seus formigueiros perto ou dentro de edifícios. As formigas têm disponibilidade abundante e contínua de alimentos, pois coletam os resíduos da comida humana.

O que as formigas comem?

 

eussocialidade e a alimentação das formigas

Uma das curiosidades mais fascinantes sobre as formigas é a sua eussocialidade. Este é o tipo mais complexo de organização social em todo o reino animal e baseia-se no reconhecimento de castas.

Atualmente, a eussocialidade é observada apenas em alguns insetos, abelhas, vespas e formigas, em algumas espécies de crustáceos e no rato-toupeira-pelado.

Para sobreviver, as formigas devem construir seu refúgio, popularmente conhecido como o formigueiro. Dentro de cada formigueiro é constituída uma sociedade dividida em três castas: a formiga rainha, as formigas soldados e as operárias.

  • A rainha é a grande mãe e líder de todos os indivíduos que vivem no formigueiro. Sua principal e mais nobre função é transmitir seu material genético, o que garante que sua espécie permaneça apta a sobreviver.
  • As formigas soldados são responsáveis ​​por proteger e defender a comunidade de predadores ou inimigos que queiram invadir o formigueiro.
  • As formigas operárias são aquelas que desenvolvem os trabalhos básicos para a preservação da comunidade. Uma de suas funções mais importantes é justamente a coleta de alimentos para todos os membros do seu formigueiro, inclusive para a rainha. Elas não lidam apenas com o transporte e o fornecimento de alimentos, mas também são responsáveis ​​por manter o formigueiro e a criação das larvas.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 
 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco