Cães serão treinados para detectar estágios iniciais de câncer em pacientes 04/11/2015 às 20:27:44
Os cães possuem 40 vezes mais receptores olfativos do que nós, humanos. Eles conseguem farejar e perceber odores com muito mais eficiência, conseguindo até detectar odores de algumas doenças, antes mesmo de um diagnóstico mais profundo.
Para usar essa habilidade dos cães e salvar vidas, uma dupla de cãezinhos será treinada pela University of California Davis para detectar estágios iniciais de câncer em pacientes.
Médicos, veterinários e treinadores fazem parte desse projeto que tem como objetivo ensinar Alfie e Charlie, dois cães com quatro meses de idade, a identificar o cheiro da doença por meio da urina, saliva ou hálito do paciente.
“Se você fizer uma analogia com a visão, o que você consegue ver em um terço de milha, um cão poderia enxergar em até 3 mil milhas de distância e enxergar bem“. Afirma o especialista em olfato James Walker.
Alfie e Charlie vão passar 12 meses em um intenso treinamento, no qual vão aprender a farejar os primeiros sinais de câncer e a se socializar, já que estão em contato frequente com humanos.
Estima-se que em 2016 eles consigam participar de testes na própria universidade para detectar o câncer em estágios iniciais, tornando o diagnóstico da doença mais simples para médicos e pacientes.