HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

DERMATOLOGIA
Alergias de Cães e Gatos 29/03/2014 às 12:50:31

Alergias de cães podem ser causadas por diversos fatores, incluindo causas ligadas à higiene, parasitas e insetos, o que acaba dificultando um pouco a identificação da origem do problema. Apresentando sintomas de irritação, descamação e até feridas na pele do animal, as doenças que causam esse tipo de patologia podem ser desencadeadas por meio de pulgas, piolhos, fungos e carrapatos, além de outros fatores totalmente diferentes, como produtos de limpeza, mofo e fumaça de cigarro, entre outros.

Alergias de cães

Tendo o diagnóstico confiável como um de seus maiores desafios, as alergias de cães não podem ter sua origem ou presença confirmada por meio de exames de laboratório, como no caso de dermatites vindas de fungos ou parasitas, o que acaba levando profissionais a buscarem o método de exclusão como prática principal na determinação de doenças do tipo.

Além de problemas mais óbvios, como coceira permanente, vermelhidão, queda de pêlos e a pele do cão visivelmente irritada sob a pelagem, as alergias caninas podem causar sintomas como perda de apetite e comportamentos atípicos dos cães, que incluem mordidas e lambidas em diferentes partes do corpo do animal. A atenção do dono a esses sintomas também se deve ao fato de que eles podem indicar problemas como a sarna canina, por exemplo.

Alimentos – principalmente os de origem animal – também estão entre as possíveis causas para as alergias de cachorro, já que até mesmo rações específicas podem conter componentes capazes de produzir histaminas (substâncias que desencadeiam alergias).

Certas raças de cachorro, como Beagle, Pastor Alemão, Poodle, Pug, Boxer, Lhasa, Shi-Tzu, Shar-Pei, Bulldog, Dálmata, Schnauzer, Golden Retriever e diferentes nomes da família do Terrier têm uma propenção maior ao surgimento de alergias atópicas, que podem ter inclusive a genética da raça como fator de causa.

Observar o ambiente em que o animal vive para que as causas das alergias em cachorros sejam identificadas pode ser uma boa opção para previnir seu pet desse incômodo. No entanto, a visita ao médico veterinário é sempre a melhor pedida quando se trata da saúde de seu amiguinho, até porque, como já foi dito anteriormente, a origem das alergias em cães tem um diagnóstico difícil, e só um profissional pode indicar de maneira adequada como proceder no tratamento do problema.

 

 

 

Pr: Fábio Toyota

Fonte: (http://www.cachorrogato.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco