HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Vacinação de cães e gatos contra a raiva, no Recife, começa neste sábado (24) 22/10/2020 às 13:39:34

Já em andamento em outros municípios do Estado, a campanha anual de vacinação antirrábica animal, no Recife, terá início neste sábado (24). Em áreas estratégicas, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) vai fazer a vacinação dos cachorros e gatos de casa em casa, aos sábados, a cada 15 dias. Serão cinco sábados de ação, até o dia 5 de dezembro.

Neste primeiro fim de semana, serão visitados os distritos sanitários 1 e 2, que incluem bairros da área central e da Zona Norte do Recife, como Boa Vista e Encruzilhada. Os locais são escolhidos de acordo com a ocorrência de casos de raiva animal, nos últimos anos.

Quem mora nessas áreas e não for visitado pelas equipes no sábado terá como alternativa os postos fixos de vacinação, de segunda (26) a sexta-feira (30), das 8h às 17h. A lista com os endereços dos postos fixos da primeira semana de ação pode ser acessada pelo site da Prefeitura do Recife. A cada semana, novos distritos sanitários serão contemplados. 

Lista de postos de imunização que funcionarão entre 26 e 30 de outubro. 

“A raiva está controlada no município há mais de dez anos, graças às políticas de controle populacional de cães e gatos e às boas coberturas vacinais. Mas todo ano é necessário reforçar a imunização. Quando você não vacina, deixa o bicho suscetível a contrair a raiva e, com isso, os humanos também podem se infectar”, comenta o gerente da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife, Jurandir Almeida.

Município recebeu, inicialmente, cerca 150 mil doses da vacina. Foto: Cortesia/Arquivo Sesau

Mais de 1.200 profissionais e voluntários participam das ações, que seguirão todas as recomendações sanitárias. A equipe foi capacitada através de vídeoaulas que abordaram aspectos epidemiológicos da raiva, biossegurança, conservação da vacina e métodos de contenção segura de cães e gatos.

Em 2019, foram vacinados mais de 150 mil animais. A recomendação é que moradores de outros municípios procurem as Secretarias de Saúde de suas cidades. Jaboatão dos Guararapes e Olinda, por exemplo, já estão em campanha há algumas semanas. 

Doença
A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. 

 

 

 

 

 

Fonte: (Folha de Pernambuco)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco