HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga? 22/06/2021 às 18:37:15
Os cães mostram a barriga por diferentes razões. Às vezes eles fazem isso para brincar e, outras vezes, quando se sentem confortáveis com as pessoas ao seu redor. Eles também fazem isso como uma demonstração de submissão.
Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga?

É impossível não se abalar ao encontrar um cão mostrando a barriga para obter um carinho. Não conseguimos resistir e esticamos as mãos para esfregar sua barriga e ver o rosto de prazer do animal. Mas aqui vamos responder a seguinte questão: por que os cães gostam tanto de carinho na barriga?

Se tem um cachorro em casa, com certeza já o viu deitar de costas e pedir carinho na barriga. Até aí tudo bem, é um sinal de afeto. Mas o que acontece quando vemos esse comportamento em um cachorro que não é nosso, um cão que está na rua? Será uma demonstração de afeto? Vamos descobrir por que esses animais adotam essa postura.

Por que eles mostram a barriga

Quando os cães se deitam para mostrar a barriga, nem sempre estão mostrando um comportamento associado à felicidade. Esse comportamento canino pode ter vários significados e, entre todos eles, destacam-se 2:

  1. O cão se deita no chão – com a boca aberta e a língua para fora – com o rabo e o olhar tranquilos: pode ser um sinal de que o cão está feliz e quer carinho na barriga.
  2. O cachorro mostra a barriga, mas com a boca fechada, o rabo tenso e sem fixar o olhar: isso pode ser um sinal de que o animal precisa de espaço e não quer que ninguém se aproxime. Talvez ele só queira descansar.

O segredo é observar o comportamento do cão para saber quando ele quer se comunicar e interagir com o ambiente. Em outros casos, as posturas que ele assume são apenas uma demonstração de obediência.

Curiosamente, foi sugerido que os cães gostam de carinho na barriga por mais do que apenas a obtenção de uma sensação agradável. Quando passamos a mão na barriga de um cão, os receptores nervosos nos folículos pilosos são estimulados. Isso envia uma mensagem ao cérebro do animal que está ligada a um ato de catação social.

Um cachorro mostrando a barriga.

 

Como acariciar a barriga dos cachorros

A primeira coisa que você deve fazer é conhecer bem o cão para saber quando ele quer brincar ou está procurando mimos. Depois, você pode coçar suavemente sua barriga, com massagens e usando a ponta dos dedos. Você também pode esfregar a barriga com a palma da mão e acompanhar o ato com algumas batidinhas.

Nesse ponto, é relevante observar que, quando as crianças acariciam a barriga dos cães, devem ter delicadeza e não bater as mãos com força. Quando um cão é manipulado bruscamente, ele pode se sentir violentado, mostrando-se, consequentemente, agressivo e podendo causar um acidente.

Observe a linguagem corporal dos cães

É simples assim: se você observar o cachorro nervoso e ele mostrar um pouco os dentes, fique longe, espere um pouco. Se, por outro lado, o cão chega farejando, abanando o rabo e as orelhas, é sinal de que precisa de atenção. Isso significa que você tem permissão para acariciar sua barriga.

Outra maneira de mimar os cachorros

A barriga dos cães não é a única parte favorita deles na hora de receber carinho. Eles também gostam de carícias nas orelhas, na base do pescoço, no tórax e na cabeça. Afinal, os receptores de toque estão em quase todas as partes da pele.

No entanto, tome cuidado ao tocar a cabeça, o rabo, as pernas e o focinho. Muitos cães se sentem ameaçados quando tocamos essas partes do seu corpo.

Sensação de segurança

Para concluir e confirmar, fazer carinho na barriga dos cães faz com que eles se sintam seguros e é uma forma de tranquilizá-los. É também uma forma de conectar os laços de afeto com seu tutor. Além disso, para eles é como lembrar de quando eram filhotes e sentiam o carinho da mãe e dos irmãos.

Se você tem crianças pequenas em casa, ensine-as a maneira correta de demonstrar amor, proteção e apreço pelo cachorros. Apesar de estar com a nossa espécie há séculos e de nos amar incondicionalmente, os cães são seres vivos que merecem toda a atenção, o respeito e o direito de receber carinho de forma empática.

Como você viu nessas linhas, os cães gostam carinho na barriga por vários motivos, tanto sociais quanto instintivos. Esses tipos de atos promovem a conexão entre o tutor e o animal, uma espécie de vínculo que permanece inquebrável até que a vida de um deles chegue ao fim.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
5 motivos pelos quais seu cão dorme ao seu lado
22/07/2021 às 18:47:12

Ácaro-de-galinha: tudo que você precisa saber
22/07/2021 às 18:28:45

Verme pode matar o cachorro? Entenda aqui
19/07/2021 às 19:15:57

Jovem trabalha todos os dias com cachorro na mochila
19/07/2021 às 19:07:35


© Canil Garra 2021. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco