HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Quais são os principais tipos de adestramento canino? 06/07/2021 às 19:17:12

Aprender quais são os principais tipos de adestramento canino é bem legal, pois você pode ajudar seu cão a ter mais qualidade de vida e mais conforto no dia-a-dia. Só que, assim como qualquer outra atividade, o adestramento também deve ser adequado a cada raça.

Por isso, no artigo de hoje, vamos te ajudar a entender melhor qual é o melhor tipo de adestramento canino para seu cão e como você poderá extrair o máximo da prática. E o mais legal de tudo isso é que alguns tipos de adestramento você mesmo poderá fazer em casa!

Por isso, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o tema. Quem sabe, ainda hoje você poderá começar a planejar o adestramento do seu cãozinho, não é mesmo?

Quais são os principais tipos de adestramento canino?

tipos de adestramento

Cão sendo recompensado – Foto: Freepik

Existem muitos e muitos tipos de adestramento canino. Afinal, cada cão vai precisar de um acompanhamento específico e dedicado. Portanto, o adestrador ou profissional que estará cuidando do animal, geralmente vai fazer algum tipo de “programa sob-medida”.

Porém, claro, isto não nos impede de entender melhor quais são aqueles tipos de adestramento canino mais comuns. Ou seja, aqueles que são usados popularmente em canis e lares. Fizemos uma lista com algumas formas de adestrar o seu cachorro, com viés de adestramento para várias necessidades.

Veja:

  • Adestramento para cão-guia;
  • Adestramentos básicos para o dia-a-dia;
  • Adestramento para cão de guarda;
  • Adestramento para abolir maus comportamentos;
  • Adestramento para cães esportistas;

Percebe como a palavra adestramento é ampla? Ou seja, ela é relacionada com diversos tipos de práticas do dia-a-dia. Ou seja, um adestramento pode ajudar o cão a simplesmente fazer xixi no lugar certo ou ensiná-lo a correr e superar obstáculos!

Tudo vai depender do objetivo do tutor e do porte físico e raça do animal. Por isso, continue lendo para entender um pouco mais sobre cada tipo de adestramento e suas particularidades.

Adestramento para cão-guia

Um dos tipos de adestramento canino mais comuns e importantes que existem, é o adestramento para formação de cão-guia. Ou seja, o cachorro praticamente estuda um curso de como ajudar uma pessoa com deficiência visual e consegue fazer isso com maestria.

Este tipo de adestramento é muito mais do que um simples treino. É, também, uma maneira de tornar a sociedade melhor e inserir no convívio social aquelas pessoas que tenham qualquer tipo de dificuldade visual.

O cão-guia ajuda a pessoa a caminhar, atravessar a rua, desviar de obstáculos altos ou baixos e, claro, é um fiel companheiro. Adestrar um cachorro para que ele possa ajudar outra pessoa é uma tarefa complicada e muitas vezes leva bastante tempo. Só que é possível e, por isso, esse tipo de adestramento está no topo da nossa lista.

O adestramento de cão-guia envolve muitas atividades de conduta, comportamento, entendimento de comandos e repetição. O cão precisa ter um poder cognitivo bem grande e o tutor também precisará entender algumas técnicas para conseguir controlar seu pet.

Tipos de adestramentos básicos para o dia-a-dia

tipos de adestramento canino

Tutora ensinando seu cão – Foto: Freepik

Outra forma de adestrar um cachorro no dia-a-dia é justamente oferecer a ele um “pacote” de treinos para que ele entenda os comandos básicos como “senta”, “não” ou “para”. Este tipo de adestramento é indicado para todos os cães, pois ele é básico e muito necessário.

Sem um adestramento básico, o seu cachorro poderá se tornar um cachorro ansioso, estressado, triste e até agressivo. Afinal, ele precisa entender que existem limites para que sua conduta seja muito mais saudável no médio e longo prazo.

Um cachorro que não entende comandos básicos vai desrespeitar o tutor e o ambiente, não porque é um cão maldoso. Mas porque ele simplesmente não foi treinado para entender determinadas situações e comandos. É de responsabilidade do tutor ensinar o cão a ser comportado e respeitoso.

Os treinamentos de comandos básicos podem ser feitos por você mesmo, tutor. Basta ter paciência e calma para condicionar seu pet para determinadas situações. Experimente usar a técnica do reforço positivo para recompensar o animal quando ele faz algo positivo. Isto vai ajudá-lo demais.

Tipos de adestramento para cão de guarda

Este é um dos tipos de adestramento canino mais complexos que existem.

Afinal, treinar um cão de guarda leva tempo e é necessário considerar vários aspectos relacionados a saúde e bem-estar do pet. Cães de guarda muitas vezes possuem um instinto próprio para isso. O que acaba ajudando. No entanto, é necessário avançar e condicionar o cão para fazer o serviço da forma correta.

Muitas pessoas associam um cão de guarda a um cão agressivo ou bravo. Só que isto não é verdade. Pelo contrário! Um cão de guarda precisa ser um cão extremamente calmo e cauteloso. Muitas vezes o cão vai economizar sua energia ao máximo para agir só nos momentos certos.

Ou seja, um cão de guarda não vai ficar latindo de maneira aleatória, não vai ficar correndo para a grade do portão quando passa alguém na rua, etc. Ele será treinado para agir e proteger determinado espaço de forma inteligente e consciente.

Se latir e ser enérgico fosse sinônimo de um cão de guarda, o Pinscher seria um dos melhores cães de guarda do mundo, não é mesmo?

Tipos de adestramento para abolir maus comportamentos

tutora com seu cão

Tutora ensinando seu cão – Foto: Freepik

Este é um tipo de adestramento que está muito próximo do treinamento básico que todo tutor deve fazer com seu cão. Só que o adestramento para condicionar comportamentos é um pouco mais profundo e complexo, visto que, aqui, lidaremos diretamente com a rotina do animal.

Quando não treinados, cachorros têm manias e comportamentos que podem ser desagradáveis. Estes comportamentos, por sua vez, podem fazer com que o cão seja mal educado, teimoso, ansioso, estressado e até agressivo.

Portanto, treiná-lo com um adestramento para abolir maus comportamentos é importantíssimo. E aqui, você vai basear principalmente um condicionamento a bons comportamentos, usando a técnica do reforço positivo.

Ou seja, toda vez que o cão fizer algo positivo, você vai recompensar. E toda vez que ele fizer algo negativo, você não vai interagir.

Nunca use violência verbal e muito menos física para adestrar seu cão. Pois isto não vai adiantar de nada e o cão, além de triste, ficará ansioso e ainda menos comportado. Adestramento para bons modos exige paciência, muito amor e muito reforço positivo!

Tipos de adestramento para cães esportistas

E por fim, temos um tipo de adestramento que é muito utilizado no dia-a-dia de cães esportistas, que é o treinamento avançado.

Este tipo de treinamento envolve muitas etapas e pode levar muito tempo. O cão já deve ter um nível alto de adestramento para responder a comandos e, então, se tornar um cão cada vez mais atento para novas percepções.

Os cães esportistas, por mais que tenham em seu instinto um gosto por atividades enérgicas, também precisam receber um treinamento adequado para responderem corretamente ao programa. Este tipo de adestramento é indicado para quem tem muito tempo livre com o cão e um espaço muito amplo.

No entanto, recomendamos que você procure um centro de treinamentos especializado, com profissionais que saibam lidar com a raça em questão. Isto vai acelerar o processo e o cão vai ser melhor condicionado. Afinal, nada melhor do que contar com ajuda profissional para atividades específicas, não é mesmo?

 

 

 

Por: Camila Da Silva

Fonte: (Portal do Dog)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
5 motivos pelos quais seu cão dorme ao seu lado
22/07/2021 às 18:47:12

Ácaro-de-galinha: tudo que você precisa saber
22/07/2021 às 18:28:45

Verme pode matar o cachorro? Entenda aqui
19/07/2021 às 19:15:57

Jovem trabalha todos os dias com cachorro na mochila
19/07/2021 às 19:07:35


© Canil Garra 2021. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco