HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Por que o cachorro comeu papel higiênico? 18/10/2021 às 18:54:46

É comum aparecer vídeos de cães fazendo a maior bagunça com papel higiênico. O cachorro é bastante curioso e qualquer coisa, pode ganhar a atenção do pet. Mas descubra outros motivos pelo qual o cachorro comeu o papel higiênico.

Mesmo parecendo inofensivo, o papel higiênico pode representar um grande risco para a vida do seu pet, já que em alguns caso o cão consome esse material. Além de ser perigoso, o consumo de papel pode ser um indício de que algo não vai bem com o cachorro.

Entenda o porquê que o cachorro come papel higiênico e como isso pode ser perigoso para ele.

Cachorro comeu papel higiênico: cães são curiosos

cão

Cão com as orelhas de pé – Foto: Freepik

Essa é uma característica que é mais intensa nos cães filhotes. Qualquer coisa pode ser um atrativo para o cachorro em seus primeiros meses de vida e um rolo com papel higiênico com certeza vai chamar atenção do cãozinho.

O filhote também possui tendência a roer quando está trocando os dentes, um rolo de papel higiênico logo acaba sendo chamativo para o cão. É importante sempre repreender o cão ao vê-lo brincando com o papel. Ensinar o cachorro que é errado, pode prevenir situações de maior risco.

Problemas emocionais são um dos principais motivos para o cachorro comer papel higiênico

nomes para cachorro pequeno

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Os cachorros podem sofrer de alguns problemas psicológicos como estresse, ansiedade e depressão.

Quando o animal se encontra em um estado de desequilíbrio emocional ele pode apresentar um comportamento destrutivo. Como o papel higiênico é atrativo para o cão e uma forma de aliviar o estresse e ansiedade.

Algumas situações colaboram para esse comportamento do cão de comer papel higiênico.

A ansiedade por separação faz com que o cão fique destrutivo ao se sentir só. Para evitar essa situação, evite deixar o cão por um longo tempo sozinho. Outra dica é colocar a disponibilidade do cão, brinquedos para ajudar a controlar a ansiedade.

O estresse é outro fator que contribui para esse mau comportamento. Procure manter o ambiente tranquilo e com atividades que agrade o animal.

A falta de atividades físicas são um dos principais motivos para um desequilíbrio emocional. O cachorro precisa se exercitar, sair para passear e brincar. Um cão entediado pode acabar criando um problemão em casa.

Cachorro comeu papel higiênico sujo

Não é uma das situações mais desejadas, mas é bem comum que o cão mexa no lixo do papel higiênico. Talvez você esteja questionado o porquê de os cães comerem o papel sujo com excrementos humanos, mas a resposta é que o odor acaba o atraindo.

Outra condição que faz com que o cachorro coma o papel sujo é a coprofagia, habito de consumir as próprias fezes ou de outros animais. Para tratar a coprofagia, primeiro é preciso detectar a causa, já que motivos distintos podem desencadear esse distúrbio.

O cachorro pode estar sofrendo com um distúrbio nutricional

cachorro observando

Cão mordendo a língua. Foto: Freepik

Quando o cão se encontra em um quadro de debilidade nutricional, ele pode acabar criando um comportamento de consumo o que não é alimentício. Desnutrição e carência de nutrientes fazem com que o cachorro ingira objetos como o papel higiênico.

Observe o cão, alguns sinais clínicos podem indicar um distúrbio nutricional. Alguns sintomas que se enquadram nesse quadro são mudanças na cor da língua, fraqueza, perda de peso, queda de pelos e apatia. O diagnóstico é feito por um profissional, que deve pedir exames de sangue para detectar alguma carência nutricional.

Assim que o cão é diagnosticado com algum problema nutricional, o veterinário indica o melhor tratamento para o quadro clínico. Em alguns casos, a mudança para uma ração de maior qualidade é um ideal. A suplementação alimentar também pode ser prescrita para auxiliar o tratamento.

Com a suplementação corretar dos nutrientes, o cão deve para de apresentar esse comportamento de comer objetos.

Comer papel higiênico pode causar obstrução gastrointestinal

Um dos problemas que o consumo de papel causa ao cão é obstrução gastrointestinal, que é caracterizado pelo bloquei parcial ou total do sistema digestivo. O organismo do cão não consegue digerir o papel higiênico e dependendo da quantidade consumida, leva a um quadro de obstrução. Essa condição é grave e pode levar o animal a óbito em poucos dias.

Um cão sofrendo de uma obstrução pode apresentar sintomas como prisão de ventre, regurgitação, dor abdominal, desidratação, vômitos e letargia. Dependendo do quadro clinico do animal, ele pode ser submetido à tratamento cirúrgico para a remoção dá obstrução.

Caso seu cãozinho tenha consumido papel higiênico e apresente esses sintomas, procure com urgência atendimento veterinário.

O que fazer se o cachorro comeu papel higiênico

cachorro comeu papel higiênico

Veterinário com cão. Foto: Freepik

Ao notar que o cachorro comeu papel higiênico, mantenha calma. Uma quantidade pequena vai acabar sendo expelida pelas fezes.

Fique observando como o cão está se sentido após o consumo do papel. Se ele apresentar sintomas como vômitos, dores abdominais e constipação é um indício de que ele possa está sofrendo com uma obstrução. Leve para um médico-veterinário de confiança, ele indicará qual é o tratamento indicado para o caso.

Algumas dicas para evitar que o cachorro coma o papel higiênico

A primeira coisa a se fazer é tirar o acesso do cão ao papel higiênico. Mantenha o produto em locais em que o cachorro não tenha contato. A porta do banheiro deve ficar sempre fechada e prefira usar um lixo com tampa.

Sempre que o cão for ficar sozinho, fiscalize se nenhum rolo de papel ficou fora do lugar e se as portas do banheiro estão todas fechadas. Deixe os rolos longe do acesso do cão.

Ao presenciar o cão mexendo no papel, repreenda. O cão precisa entender que esse comportamento é errado. Use métodos de obediência, para educar o pet e evitar acidentes quando ele estiver sozinho.

Cuide da saúde mental do seu pet. Dê atenção e faça companhia ao cachorro. Tenha uma rotina de atividades físicas diárias. O leve para passeios e estimule a inteligência mental com brinquedos inteligentes.

Caso o cão continue a apresentar comportamento de comer o papel higiênico, procure um adestrador profissional. Com um treinamento adequado o cão aprende a não mexer mais no papel higiênico.

 

 

 

 

Texto: Handreza Hayran

Fonte: (Porla do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cão caramelo acompanha jovem durante exercícios físicos e a convence a adotá-lo
02/12/2021 às 18:43:52

Estudo avalia a relação da proximidade com os tutores na hora de dormir e problemas comportamentais em cães
02/12/2021 às 18:40:28

Cadela caramelo que sofria maus-tratos de morador de rua é salva por policiais
02/12/2021 às 18:38:23

O que os rinocerontes comem?
15/11/2021 às 18:48:20


© Canil Garra 2021. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco