HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Prefeitura lança campanha de conscientização sobre queimaduras nas patas dos animais 14/02/2022 às 19:08:51

No Dia Internacional do Animal de Estimação, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), promoverá no domingo (20/2) a campanha Minha Pata não tem Sola, uma ação educativa com distribuição de 20 mil panfletos informativos para os tutores de cães. O lançamento será na Praia de Ipanema, no posto 9, em frente a Rua Joana Angélica, a partir das 9h.

Um simples passeio na calçada ou na areia da praia pode causar sérias queimaduras. No verão carioca, a SMPDA alerta para os cuidados necessários aos animais de estimação, pois o solo quente pode ocasionar a queimadura nos coxins, a almofada das patas caninas. Segundo o corpo veterinário da SMPDA, a lesão nessa parte sensível é de difícil tratamento.

De acordo com a subsecretária Andrea Lambert, médica veterinária, “é muito importante para esclarecer aos tutores os danos causados pelo asfalto quente nas patinhas dos cachorros, e assim, evitar graves lesões que causam grande sofrimento ao animal”.

Já o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Velloso, declarou que “estas ações são muito eficientes na medida em que esclarecem a sociedade dos males causados nestas épocas quentes”.

Como prevenir

Para prevenir ferimentos e queimadura nos coxins da pata do cachorro, o dono deve passear com ele apenas em horários de sol baixo, normalmente antes das 8h ou depois das 20h. Se puder, o dono do animal deve andar descalço ou colocar a mão no chão para verificar a temperatura. Às vezes, mesmo depois do sol ter ido embora, o chão continua quente.

É importante lembrar que o gramado ou chão com sombra é sempre mais fresco que o asfalto que recebe a luz direta. Umedecer a patinha do cachorro durante o passeio também é uma alternativa. A SMPDA orienta que o dono leve uma garrafa de água reserva para isso.

Caso o animal apresente queimadura ou descolamento de pele nos coxins, pata descascando ou machucada, é preciso realizar o tratamento urgente, levando-o o mais rapidamente possível a um veterinário.

 

SERVIÇO:

Dia: 20/2 Domingo

Horário: a partir das 9h

Local: Praia de Ipanema, Posto 9, em frente a Rua Joana Angélica

Fonte: (Prefeitura do Rio)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco