HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

Notícias
Conheça os tipos de dermatites em cães 21/02/2023 às 18:43:11

A dermatite canina é uma inflamação que acomete a pele de cães. Geralmente, é caracterizada por vermelhidão, descamação e feridas. Segundo a veterinária Rammana Bello da Silva, os principais problemas dermatológicos identificados pelos veterinários são: dermatite atópica canina, dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE), dermatite por infecção secundária bacteriana (piodermites) e dermatite acral por lambedura.  

Conheça os tipos de dermatites em cães

“Parte desses exemplos podem estar ligados aos hábitos alimentares e à ansiedade, portanto, o ideal é não oferecer alimentos extras além da ração ou preparar alimentação natural balanceada, feita por um nutrólogo. Além disso, a manutenção de rotina de exercícios para gasto de energia, evita comportamentos compulsivos”, explica. 

Causas das dermatites em cães

Muitas vezes, por ansiedade relacionada às mudanças na rotina, cães começam e a se lamber excessivamente. Isso pode acabar causando feridas. Geralmente, essas lesões aparecem mais na região dorsal das patas do animal. Outros tipos de dermatites podem afetar os cães e podem ser prevenidas.

“Para evitar a dermatite alérgica à picada de pulga é imprescindível manter atualizada a aplicação do antipulga. O médico veterinário é o profissional que deverá instruir qual o melhor medicamento a ser administrado para esse pet. Já a hipersensibilidade alimentar é uma patologia causada por uma alergia alimentar a determinado grupo de alimento, esse pet pode ter coceiras, edemas de face, pálpebras, distúrbios gastroentéricos etc.”, explica a veterinária Caroline Mouco Moretti, sócio-fundadora do Grupo Vet Popular. 

Dermatite atópica

Segundo Rammana Bello da Silva, a dermatite atópica em cães é normalmente causada por pólens, ácaros e fungos. Ela atinge com mais frequência cães jovens. “Podendo também estar ligada à sazonalidade. A primeira abordagem no tratamento é evitar o alérgeno, por exemplo, aspirar e retirar almofadas e outros utensílios dos locais de mais acesso do pet , utilização de produtos hipoalergênicos e ambiente bem limpo e ventilado, além do uso de drogas para tratamento e controle dos sintomas apresentados”, indica a veterinária.

 

 

Fonte: (IG)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco