HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Por que as pessoas abandonam os vira-latas? 15/03/2023 às 18:25:18

A falta de preparação e responsabilidade é um dos principais fatores. Alguns tutores dão mais valor quando pagam pelo cachorro e tendem a inferiorizar os vira-latas.

É impossível andar pelo Brasil sem cruzar na rua com um vira-lata. Infelizmente, muitos tutores adotam os SRD (sem raça definida) e os abandonam posteriormente.

Segundo os dados apresentados, em 2020, pela Radar Pet em parceria com o Instituto H2R, o Brasil tem a segunda maior população de cães no mundo – 54 milhões.

Na pesquisa, apontaram que 53% dos domicílios têm pets, 44% deles são cães, e 33% são adotados – os vira-latas lideram o ranking!

Foto: LiudmylaSupynska

Por que as pessoas abandonam após adoção?

Cada tutor usa uma justificativa para abandonar. As férias escolares no fim de ano ou a mudança de casa, são desculpas constantemente usadas.

Contudo, o comportamento do animal também é usado como desculpa. De acordo com a estatística apresentada na revista veterinária Journal of Applied Animal Welfare Science, os tutores abandonam porque o cão é:

  •       Destrutivo ou suja a casa;
  •       agressivo com as pessoas;
  •       ativo demais e desobediente;
  •       requer muita atenção;
  •      late ou uiva muito.

Entrevista

A médica veterinária Ana Gabriela Silva, nos contou que existe uma falta de autorresponsabilidade no momento da adoção, porque a maioria das famílias adotam por impulso.

“O vira-lata adotado geralmente é um filhote, e aí vem os problemas, pois não sabemos o porte que ele vai ficar ou como será o comportamento. Isso, muitas vezes, é enxergado como algo negativo na vida da família que adotou.”

Foto: Muralinath

A médica veterinária aponta que a falta de planejamento e responsabilidade tem como consequência o abandono.

“Eu vejo isso diariamente e é muito triste. As pessoas têm muito apreço pelos filhotes, mas não sabem o que virá pela frente.

Deveria ser ao contrário, porque já sabemos o que esperar de um cão adulto. Mesmo com a fase de adaptação em casa, é muito mais fácil e previsível. Mas as pessoas têm preconceito em adotar um pet adulto“, explicou.

Por que os vira-latas sofrem rejeição?

Por que o cão adulto de raça tem mais facilidade de adoção do que um vira-lata? Ana Gabriela acredita que é uma questão cultural. As pessoas enxergam maior valor no pet de raça.

A veterinária também revelou que recebe muitos pacientes vira-latas adultos. As adoções com os tutores que trabalham de home office deram super certo.

“Percebo que esses casos deram certo porque a pessoa tem paciência e tempo de cuidar. Além disso, leva uma vida – de modo geral – um pouco mais tranquila.”

Foto: Kerkez

Para Ana Gabriela, é preciso conscientizar os tutores sobre ter responsabilidade e planejamento antes da adoção, para mudar o cenário de abandono.

Além disso, deve existir sinceridade e transparência entre a família e a ONG. Não adianta o futuro tutor mentir sobre poder oferecer qualidade de vida ao animal e na primeira dificuldade, abandoná-lo.

Como mudar esse cenário?

Através da conscientização. Muitos vira-latas vem das ruas, mas isso não significa que eles não necessitam de cuidados ou que são descartáveis. Todos precisam:

  1. De uma boa ração de acordo com sua idade e porte;
  2. do protocolo vacinal em dia;
  3. de vermífugos e antipulgas, principalmente para circularem em ruas e parques;
  4. passear e brincar com o tutor diariamente;
  5. de higiene e conforto em casa;
  6. receber muito amor e carinho.
Foto: YuriArcursPeopleimages

Nenhum vira-lata é descartável ou merece menos cuidado do que um cão de raça. Além disso, adotar sem ter tempo ou recursos para proporcionar qualidade de vida ao pet também é errado.

Independentemente de ser um vira-lata ou um cão de raça, todo cão merece bem-estar. Por fim, planejar antes da adoção pode evitar que mais um cão seja abandonado.

 

 

 

Fonte: (Totós da Teté)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco