HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Guia para viajar com seu animal de estimação com segurança 12/10/2023 às 18:26:27
Se em breve você for se aventurar em uma viagem de carro com o seu amigo peludo, deve se informar o máximo possível e colocar em prática algumas recomendações para garantir o bem-estar do animal.
Guia para viajar com seu animal de estimação com segurança

Viajar de carro com seu animal de estimação pode ser uma experiência muito gratificante, mas é importante fazer isso com segurança e responsabilidade. Viajar com animais requer um planejamento cuidadoso e uma série de cuidados para garantir o bem-estar deles, bem como o conforto e a segurança de seus tutores e demais passageiros. Neste guia, apresentamos uma série de dicas e recomendações para ajudar a viajar com o seu animal de estimação sem problemas.

Qualquer viagem pode ser muito estressante para os animais, e é importante tomar medidas para minimizar o desconforto e garantir que eles estejam confortáveis e seguros. Além disso, como os peludos costumam ser imprevisíveis e causar distrações ou problemas no veículo em movimento, é fundamental tomar medidas para mantê-los calmos.

Preparativos para viajar com o seu animal de estimação sem problemas

Antes de embarcar em uma viagem de carro com seu animal de estimação, é importante fazer alguns preparativos, que podem ir desde a compra de um coleira específica ou da transportadora adequada até a contratação de um seguro com assistência em viagem para animais de estimação, para garantir que seu peludo esteja pronto para a viagem e que você tenha tudo o que precisa para se deslocar com segurança e sem transtornos.

O primeiro passo que você deve tomar antes de viajar com seu animal de estimação é se certificar de levá-lo para uma visita ao veterinário. Isso é fundamental, pois o profissional pode verificar se o animal está bem e atualizar suas vacinas, além de garantir que ele não apresente nenhuma doença ou condição que possa afetar seu bem-estar durante a viagem.

De sua parte, dependendo do local para você onde vai, verifique com antecedência se possui todos os documentos necessários para viajar com seu animal de estimação, como certificados de saúde e registros de vacinação. E lembre-se de que alguns lugares também exigem autorizações especiais para viajar com cães e gatos. Portanto, verifique os requisitos do destino.

Recomendações para melhorar a segurança ao viajar com animais de estimação

Para garantir a segurança do nosso animal de estimação durante uma viagem de carro, é importante ter não só o equipamento adequado, mas também contar com as informações necessárias para evitar contratempos na estrada. Aqui estão algumas recomendações que você deve ter em mente.

1. Cuide da alimentação e hidratação do animal

É importante não superalimentar o animal de estimação antes da viagem para evitar possíveis problemas digestivos. Além disso, é aconselhável levar sua comida habitual e manter seus horários de alimentação. Da mesma forma, devemos garantir que nosso peludo tenha acesso a água fresca o tempo todo para evitar insolação .

2. Tenha a documentação em mãos e contrate um seguro viagem

Portar a documentação necessária do nosso pet, como a carteira de saúde e o documento de identificação, é fundamental para qualquer contratempo. Além disso, é aconselhável levar um certificado de boa saúde emitido pelo veterinário que ateste o estado ideal do peludo.

Por outro lado, se você deseja viajar com segurança, o ideal é adquirir um seguro de carro que inclua cobertura de assistência em viagem para animais de estimação. Dessa forma, em caso de acidente ou qualquer evento que coloque em risco a vida de nossos peludos, eles terão acesso a cuidados veterinários, transferências oportunas e residências em centros próximos até que possamos cuidar deles novamente.

 

3. Use um bom sistema de retenção

Viajar com o nosso cão ou gato solto no carro sem qualquer tipo de proteção pode tornar-se extremamente perigoso e provocar acidentes rodoviários. Por isso, você deve adquirir um sistema de retenção certificado e aprovado pelas normas do país em que você vive e que atenda à sua eficácia em colisões.

Atualmente, existem vários sistemas de retenção, entre os quais se destacam os seguintes.

  • Transportadora: se o animal de estimação precisa viajar em uma transportadora, é essencial escolher um modelo adequado ao seu tamanho e peso. A caixa de transporte deve ser resistente e segura, com espaço suficiente para que nosso animal de estimação fique confortável e se mova livremente.
  • Cinto de segurança: quando nosso peludo viaja solto no carro, ele deve usar um cinto de segurança homologado para evitar que se mova durante a viagem. O cinto deve se ajustar confortavelmente e não deve causar nenhum desconforto.
  • Barreira de segurança: caso o animal de estimação viaje na parte traseira do carro ou no porta-malas, é aconselhável usar uma barreira de segurança que impeça que ele se desloque para o banco da frente e o mantenha tranquilo em seu lugar.

4. Esteja preparado para reagir a uma emergência

Quando por acaso ocorrer uma emergência durante a viagem, é fundamental que você tenha um plano de ação e carregue um kit de primeiros socorros para animais de estimação. Além disso, saber a localização das clínicas veterinárias próximas ao seu destino pode salvar a vida do animal ao agir rapidamente.

 

5. Dirija com cuidado e seja um proprietário responsável

Por fim, é fundamental ser responsável e dirigir com cautela durante toda a viagem. Portanto, certifique-se de manter seu animal de estimação calmo, faça-o entender que tudo está em ordem. Além disso, respeite as regras do local a visitar em relação à circulação de animais, nunca deixe seu animal de estimação sozinho em lugares desconhecidos e certifique-se de que ele esteja seguro o tempo todo.

Siga esse simples guia para viajar com seu animal de estimação com segurança

Viajar com nossos cães ou gatos é uma experiência maravilhosa, mas devemos garantir que eles estejam seguros e confortáveis o tempo todo. Desde os preparativos da viagem até a chegada ao seu destino, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que nossos animais estejam protegidos e que a experiência seja positiva para eles e para você.

E seguindo as recomendações e conselhos apresentados neste guia, você poderá viajar com seu animal de estimação com total segurança e tranquilidade. Lembre-se de que, no final das contas, o bem-estar dos nossos peludos é o mais importante para viver férias inesquecíveis.

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cão vira-lata é encontrado amarrado em banco de praça, junto com uma carta escrita à mão
02/07/2024 às 17:46:30

8 raças de cães menos treináveis
02/07/2024 às 17:28:09

Cadela que passou um ano em abrigo fica emocionada ao sair com um novo melhor amigo
07/06/2024 às 20:24:13

Cadela que passou um ano em abrigo fica emocionada ao sair com um novo melhor amigo
07/06/2024 às 19:51:28


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco