A Prefeitura Municipal de Itabira, MG, recebeu na tarde desta quarta-feira, 04 de junho de 2025, integrantes do evento anual Encontro de Cães e Criadores.

(Anderson Rodrigo, João Victor Brandão, Tony Figueiredo, Lauzinho Fernandes, João Victor Melo e Bernardo Rosa)
A reunião teve várias pautas, uma delas é o evento que já está em produção. Outra, foi o projeto de Lei, enviado pela prefeitura à Câmara Municipal para análise e votação dos vereadores, para que se proíba a criação de cães como pitbulls e rottweillers em Itabira, no caso dos pitbulls, já existe uma Lei estadual. Para tanto, o Assessor de Gabinete da PMI, João Victor Sampaio, e o Diretor da Secretaria de Governo, Tony Figueiredo receberam o produtor do Encontro de Cães e Criadores, Anderson Rodrigo, o veterinário e adestrador, João Victor Melo, o criador de rottweilers, Lauzinho Fernandes e o Vereador Municipal, Bernardo Rosa, que expuseram sugestões para a referida lei, para que não prejudique criadores responsáveis, mas que puna os tutores irresponsáveis, que estejam colocando em risco populares com cães de grande porte, sem canis adequados, casas com muros altos, enfim, e não teham o cuidado necessário para posse e manutenção de animais desta natureza. Vale lembrar que, em 16 de março deste ano, o garoto Gabriel Couto da Silva, de 12 anos, faleceu no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, depois de ser transferido de Itabira, devido a um ataque de cães da raça rottweiller.
O que se apresentou à prefeitura, é que se deva sim punir o tutor que por negligência, ou por qualquer que seja o motivo, que deixar seus cães à condições de ataques a terceiros, no entanto não é justo punir várias classes por esse fato, lamentável, porém isolado. Exemplo disso são os criadores responsáveis, os adestradores que estudaram para tal e dependem da profissão para o sustento, os proprietários de casas de rações, os veterinários que por anos se dedicaram a estudos árduos e, principalmente, aos apaixonados por cães que, daqui há alguns anos, terão que sair do município para verem cachorros de tais raças, caso seja aprovada esta lei no município. Desta forma, a comissão pediu ao sr. Prefeito Municipal, Marco Antônio Lage, em oficio protocolado, que aprecie as ponderações, para que, ao final, irresponsáveis sejam punidos e responsáveis sejam respeitados.
O Encontro teve sua primeira edição em 19/12/2010, na Praça do Areão, nessa cidade, e teve como objetivo reunir apaixonados por animais da região. Neste dia, tendas (stands), foram montadas e cada uma delas com um parceiro (clínica veterinária, casa de rações e outros segmentos). O público presente ainda teve à sua disposição espaço kids e praça de alimentação.
E o que começou como um simples encontro de apaixonados por cães, e se tornou um dos eventos mais conhecidos em Itabira, em Minas, e sim, no Brasil. No ano de 2015, o evento recebeu a Rede Record para realização de uma matéria. O evento só deu uma pausa durante dois anos, devido à pandemia (2019-2020)
Hoje, 15 anos depois, o Encontro de Cães e Criadores, tem previsão de acontecer em 14 de setembro de 2025, com os melhores veterinários, adestradores, parceiros que já se preparam para trazerem à Itabira um evento com novidades e com particularidades, que são marcas registradas, e que não podem mudar.
Durante a reunião, a equipe do Encontro de Cães e Criadores declarou que na próxima edição fará uma homenagem ao Gabriel.
Da Redação