HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

VOCÊ SABIA?
Cães de rua, uma triste realidade que não acaba 29/06/2018 às 22:26:05

O abandono de animais de estimação é comum em países do mundo todo, e isso é devido à precipitação na hora de adotar um animal, da crise econômica, da crueldade de alguns criadores ou da velhice e suas doenças associadas. A população de cães de rua cresce a cada dia.

 

Embora o mundo tenha sofrido muitas mudanças e melhorias nos últimos anos, pouco foi feito para aliviar o problema dos cães de rua. Embora existam muitas organizações e até mesmo indivíduos que lutam contra o abandono, a triste realidade é outra completamente diferente.

Existem muitas causas para o abandono de animais e, portanto, há mais e mais cães de rua. Isso não é tão difícil de se resolver, mas exige um pouco de consciência e alguns compromissos de todos nós.

Por que há mais e mais cães de rua

Dependendo de cada país, há uma porcentagem mais ou menos alta de cães de rua. Mesmo assim, as causas das desistências são geralmente as mesmas. Os fatores comuns que levam a ter mais e mais animais nas ruas são os seguintes:

Adoção por impulso

Há muitas famílias que cedem aos caprichos de seus filhos, ou até de si mesmos, para ter um animal em casa. Eles acham que os filhotes são fofos e algo que dá muita alegria a um lar. E isso é totalmente verdade, mas eles se esquecem do mais importante: trata-se de um ser vivo dependente.

 
Menina com cachorro

 

E, como tal, ter um cão implica em uma responsabilidade que você terá que estar disposto a assumir. Você precisará suprir várias necessidades dele, sair para passear três vezes ao dia, levá-lo ao veterinário quando adoecer e isso tudo poderá ser um problema quando sair de férias, por exemplo.

Quando aqueles que adotam um cão por capricho percebem todos os inconvenientes envolvidos em se ter um animal de estimação, eles tendem a abandoná-lo. É triste, mas é a verdade.

 

Problemas financeiros

É comum nos países em desenvolvimento ver um ou mais cães nas casas, geralmente cães grandes. Isso é curioso, já que nesses lugares já é difícil conseguir comida para si e para a família, então, como alimentam os animais?

Este é um problema que surge ao longo do tempo, quando eles não dão a devida importância, ou quando a renda diminui, algo que acontece com muita frequência. Então eles param de alimentar os animais, que passam a vagar pelas ruas em busca de algo para colocar em suas bocas.

Lotação nos criadouros

A ganância do homem é outra razão pela qual mais e mais cães de rua andam sem rumo. Aqueles que se dedicam à criação de cães obrigam as fêmeas a terem filhotes sem parar. Alguns deles não são tão “perfeitos” como eles gostariam, por isso não são adequados para venda.

Filhotes de cachorro comendo ração

 

Os menos cruéis os abandonam. Os mais cruéis os matam. Ainda assim, muitos desses cães são aqueles que hoje vivem nas ruas simplesmente porque não foram “bons o suficiente” para o gosto do consumidor.

Velhice

Depois de ter passado toda a sua vida com o animal, você percebe que ele está ficando velho, doente e requer um cuidado especial que exige seu tempo e, por que não dizer, que também exige o seu dinheiro. Nem todo mundo está disposto a assumir esses “problemas”. Triste? Sim, muito, embora possamos definir tal ato mais como egoísmo.

Muitos cães de rua, não importando em que país se encontrem, são os cães velhos e doentes. Muitos deles morrem nas ruas sem o tratamento de que precisam e sem poder viver seus últimos dias de maneira digna, como merecem. Eles te deram a vida deles!

O problema dos cães de rua pode ser corrigido? Examinando as causas, nossa resposta é sim. O problema está na maldade de muitos, na ganância do homem e no fato de não conseguirem ver os animais como seres vivos. Isso parece estar além do nosso controle e devemos nos acostumar com a ideia de que tal situação pode nunca vir a mudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco