HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VOCÊ SABIA?
Quanto tempo dura a gestação de um cachorro? 25/05/2020 às 20:17:46

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro? Esta pergunta tem mais de uma resposta, porque existem muitos fatores que determinam quando o trabalho de parto começa. Vamos ver o por quê!

Tempo médio de gestação

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro? A resposta varia de acordo com muitos fatores. Mas a duração da gravidez varia de 58 a 67 dias, e 63 dias é a duração média. Pensar que depois de apenas 9 semanas os filhotes nascerão é maravilhoso!

Por que há uma mudança tão grande em termos de tempo? O tamanho do cachorro é definitivamente um fator!

Cadela grávida – Foto: Freepik

 

Em média, uma cadela que espera alguns filhotes fica grávida por mais tempo, já que poucos filhotes significam mais espaço no útero. Por outro lado, uma cadela que espera uma ninhada grande está predisposta a dar à luz um pouco mais cedo, pois os filhotes enchem o útero mais rapidamente e assim, iniciam o trabalho de parto mais cedo.

O tamanho da raça

O tamanho da cadela grávida pode ser outro fator. Raças pequenas tendem a ficar grávidas por mais tempo do que raças grandes, embora sempre haja exceções a essa regra. O tamanho da mãe e o número de filhotes no colo desempenham um papel importante na determinação da duração da gravidez.

Duração da gravidez depende da genética

A duração da gravidez em cães geralmente depende de fatores relacionados à família do cão (genética). Se você está se perguntando quanto tempo dura a gestação de um cachorro, tente descobrir quanto tempo durou a gravidez da mãe e da avó do cão em questão. Embora nem sempre seja possível acessar essas informações, alguns criadores profissionais têm um sistema de informações meticuloso sobre os nascimentos de cada ninhada.

Linha do tempo da gestação canina

Gestação de cachorro – Foto: Freepik

Agora que você sabe tudo o que há para saber sobre a duração da gravidez canina, vamos dar uma olhada no cronograma do que você deve esperar durante a gravidez semana a semana.

1ª Semana de gravidez da cadela

A primeira semana de um novo grande passo na vida de sua cadela! No primeiro dia (dia 0), a cadela começará a ovular. As fêmeas mais maduras entram no cio a cada 6 meses; mas não é incomum que elas pulem um ciclo de vez em quando. O ciclo terminará após cerca de 3 semanas. Se não estiver ovulando, sua cadela não permitirá que nenhum macho se aproxime para acasalar.

2ª Semana de gravidez da cadela

Durante a segunda semana de gravidez, as células que foram fertilizadas na primeira semana começarão a crescer e se separarão em pequenos embriões (que serão os filhotes no final da nona semana).

3ª Semana de gestação da cadela

A essa altura, os pequenos embriões formados durante a segunda semana começarão a se prender às paredes do útero da sua cadela. Isso garantirá que eles fiquem seguros e que recebam todos os nutrientes necessários para crescer adequadamente.

4ª Semana

quanto tempo dura a gestação de um cachorro – Foto: Freepik

 

Durante esta semana, é altamente recomendável uma visita ao veterinário, porque agora será possível confirmar que sua cadela está grávida.

Além disso, algo bonito terá acontecido, os embriões que crescem todos os dias terão desenvolvido a face, os olhos, os ouvidos e a coluna vertebral. Maravilhoso não é mesmo?

5ª Semana de gravidez da cadela

Durante a quinta semana, os embriões (os futuros filhotes) não são mais embriões, tornaram-se fetos! Nesse ponto, sua cadela começará a precisar de uma dieta especial e um programa nutricional; portanto, é melhor manter contato com o veterinário que lhe dirá tudo o que você precisa.

Nesta semana, os fetos continuarão a desenvolver partes do corpo, como dedos e garras. E ainda mais interessante, a partir desta semana, você poderá realizar um ultrassom para descobrir o sexo dos fetos e seu número exato!

6ª Semana de gestação da cadela

Durante a sexta semana, será quase impossível você não perceber as mudanças físicas na barriga da sua cadela que lhe dirão claramente que ela está grávida.

Como sempre e durante esse momento delicado, você deve manter contato com o veterinário para que ele possa lhe dizer o que você precisa saber sobre as necessidades nutricionais do seu cão, pois ele não só come por si mesmo, mas também alimenta os fetos em seu ventre!

7ª Semana de gravidez

Durante esta semana, sua cadela pode começar a perder pelos da barriga. Não precisa se preocupar, tudo faz parte dos preparativos para o grande dia!

8ª Semana

Durante esta semana, sua cadela estará ocupada com o local de deixar os filhotes. Isso significa que ela começará a construir um lugar quente e confortável para dar à luz.

Se você puder ajudá-la, dê a ela uma cama ou caixa confortável para dar à luz. Idealmente, as atividades físicas devem ser reduzidas ao mínimo neste estágio para evitar o parto prematuro.

9ª Semana de gestação da cadela

Cadela e filhotes – Foto: Freepik

Sua cadela pode dar à luz a qualquer momento!

Um truque útil é medir a temperatura da cadela com frequência, porque assim que a temperatura cai um grau abaixo da média, é sinal de que dará à luz nas próximas 24-48 horas!

Momentos emocionantes!

Quando os filhotes são considerados prematuros?

O 58º dia é a data mínima em que um filhote pode nascer com segurança e saúde, pois terá desenvolvido pulmões maduros o suficiente para garantir a sobrevivência. Filhotes nascidos antes desta data são considerados prematuros.

Você pode facilmente identificar um filhote prematuro devido a pernas cor de rosa brilhantes e pouquíssimo pelo.

Infelizmente, é muito triste quando um filhote nasce prematuramente antes do 58º dia, porque ele tem chances de sobreviver apenas 1 ou 2 dias.

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco