HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Mudanças no comportamento do seu cão 09/06/2020 às 20:17:56

Nossos animais de estimação são muito mais suscetíveis à mudanças do que pode parecer. Às vezes, os mínimos detalhes do dia a dia fazem o comportamento do seu cão mudar radicalmente.

Se a mudança foi repentina, devemos analisar o que mudou em seu ambiente para que o cão reaja assim, embora às vezes seja um motivo muito mais evidente, como algum tipo de doença ou medo.

Normalmente, o comportamento do seu cão deve ser muito estável, com as próprias mudanças de comportamento produzidas pela idade, mas com a mesma fidelidade de sempre. Lembre-se de que existem poucos animais de estimação tão agradecidos e nobres quanto um cachorro.

Razões pelas quais o comportamento do seu cão pode mudar

Desde a coisa mais insignificante até um motivo sério, como uma operação, o comportamento do seu cão pode ser afetado em maior ou menor grau. Também existem muitas diferenças entre alguns cães e outros, já que alguns são muito sensíveis e outros muito indiferentes, pois nada parece lhes afetar.

Por isso, conheça algumas das razões mais comuns pelas quais seu cão foi pode ter mudado seu comportamento, e várias certamente irão te surpreender:

  • Doençaa mudança na personalidade do seu cão pode ser devido ao fato de ele sofrer de alguma doença ou condição que, como acontece conosco, nos torna mais irritáveis do que o habitual.
  • Novo animal de estimação em casa: muitas vezes a chegada de um novo animal em casa pode causar todos os tipos de reações em seu cão, que vê em perigo todas as atenções que ele tinha até agora.
    • Contudo, se seu cão for um animal sociável, você não precisa se preocupar, pois eles resolverão suas diferenças dentro de alguns dias. Mas se ele tiver ações agressivas, você deverá tomar medidas para que a relação não termine tragicamente.

 

  • A chegada de um bebê: a chegada de um bebê na família pode ser um grande choque para o seu cão, uma vez que o bebê assumirá grande parte do protagonismo que somente ele desfrutava anteriormente. O animal pode ter ciúmes da criança, levando a mudanças de comportamento para chamar atenção.
  • Medos: muitos cães têm medo de coisas inimagináveis, como carros, motos, fogos de artifício, gatos, qualquer tipo de batida… Uma infinidade de coisas podem causar estresse e assim, levar a uma mudança de comportamento em um cão assustado. Por isso, devemos evitar a exposição a esses medos.
  • Mudanças em casa: você ficaria surpreso com a suscetibilidade de alguns cães a mudanças em casa, como mover uma peça de mobiliário ou comprar um novo objeto de decoração. Existem cães que não conseguem entrar no ambiente porque há um bicho de pelúcia que os faz entrar em pânico…
  • Ausência de um membro da família: quando uma das pessoas mais importantes na vida do animal está ausente, devido a uma mudança de endereço ou por falecimento, o cão pode sofrer uma leve depressão que faz com que seu caráter mude radicalmente. Pode levar várias semanas até o animal se adaptar à nova situação.
  • Castração: uma das razões mais comuns para a mudança de comportamento do seu cão é a castração. A vitalidade e energia que possuía antes, especialmente no caso dos machos, é amplamente perdida e ele se torna um animal mais quieto. Em muitos casos, também é necessário mudar a alimentação, pois eles tendem a ganhar peso devido a essa falta de atividade.
  • Maturidade: todos os cães, machos e fêmeas, mudam de personalidade dependendo do estágio de maturidade em que se encontram. Felizmente, o período de hiperatividade dos filhotes passa, levando a um comportamento mais relaxado e calmo. O mesmo acontece quando atingem a velhice, pois adotam uma atitude muito mais prudente e sensata, assim como nós.

Seja qual for o motivo pelo qual seu cão tenha mudado de comportamento, o ideal é fazer uma consulta com o veterinário para que ele nos aconselhe com mais precisão sobre como enfrentar o problemaembora existam cães cujo maior medo é exatamente ir ao veterinário. 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco