HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VOCÊ SABIA?
Cadela no cio: comportamentos e conselhos úteis 11/08/2020 às 16:23:30

O comportamento de uma cadela no cio pode mudar drasticamente. Se você está se perguntando como agir quando sua cadela entra no cio ou quão drasticamente o comportamento dela mudará, continue lendo e nós lhe daremos as respostas!

Uma cadela entra no cio pela primeira vez depois de atingir a maturidade sexual, que varia de cadela para cadela e de raça para raça.

Normalmente, a primeira vez é em torno de 6 meses e 2 anos de vida e pode durar duas ou três semanas. Se não forem castradas, as cadelas ficarão no cio aproximadamente duas vezes por ano ou uma vez a cada 6 meses.

Confira também nossa matéria com nomes de cadelas da raça pitbull.

 

Cadela no cio

cachorro triste

cadela triste – Foto: Freepik

 

O cio corresponde ao momento em que a fêmea é sexualmente madura para enfrentar uma gravidez. A chegada dessa maturidade varia de acordo com o tamanho do cão:

  • Cadela pequena no cio: entre 6 e 12 meses
  • Tamanho médio no cio: entre 7 e 13 meses
  • Cadela grande no cio: entre 16 e 24 meses

A cadela está no cio quando:

  • Urina com mais frequência
  • Levante as pernas de maneira diferente ao urinar – ou ao ver um cão macho
  • Presta mais atenção aos cães machos
  • Fica mais apegada
  • Tornar-se preguiçosa ou nervosa
    Tenta fugir

Humor da cadela

cadela

cadela – Foto: Freepik

Quando uma cadela está no cio, suas mudanças de humor podem ser muitas. Ela pode exigir muita atenção, ou ela pode se tornar agressiva e preferir ser deixada em paz! Além disso, ela também pode estar menos concentrada do que o normal durante atividades específicas, portanto, não se surpreenda se não responder às vezes à sua chamada.

E lembre-se: este é o pior momento para ensinar coisas novas ao seu cão, porque será muito difícil para ela se concentrar!

Marcação de território

As cadelas no cio, durante esse período, liberam muitos feromônios para que os machos saibam que estão prontas para se tornarem mães… É como se tivessem um alvo sempre preso à cauda! Assim, ela pode começar a marcar o território em casa ou no jardim, o que é perfeitamente natural, mas que pode não ser muito apreciado pelo dono da casa.

Comportamento sexual da cadela no cio

Seu comportamento mudará radicalmente, tornando-se subitamente aberta a qualquer relacionamento com um cão macho. Durante esse período, é melhor mantê-la sob controle para evitar surpresas indesejadas para a casa!

Verifique se o seu jardim está bem vedado e fechado para que nenhum cachorro possa entrar ou sair! Também é bom lembrar que, quando você for passear, deve prestar muita atenção; além disso, é preferível passear durante o dia.

Tentativas de fuga

O desejo de se reproduzir durante esse período é realmente forte, assim você não apenas terá que afastar os principais candidatos, mas também deve evitar que ela corra para procurá-los! Se sua cadela acidentalmente descobrir a presença de outro cão não castrado por perto, ela definitivamente tentará escapar! Sempre verifique se você a tem sob controle para não fugir.

Se ela sair de casa ou do jardim depois de avistar um cão macho, será pouco útil chamá-la de volta e, além disso, também há a possibilidade de que ela seja vista por outros cães, piorando a situação.

Durante as caminhadas, mantenha-a perto de você e lembre-se de que o cão pode fugir de casa ou do jardim, mesmo na sua presença, por isso não pense em relaxar mesmo se estiver em casa.

Principais perguntas sobre cadela no cio

1 – Posso separar cães durante o acasalamento?

Há uma resposta clara para isso: NÃO, sob nenhuma circunstância! Você pode facilmente ferir os dois cães, pois o membro do cão é aumentado, enquanto os músculos da cadela são contraídos.

2 – Posso dar banho na cadela durante o cio?

A resposta é sim, claro. Não há contra-indicações para lavar uma cadela no cio.

3 – A cadela não come durante o cio: isso é normal?

Uma redução no apetite durante o cio é completamente normal. No entanto, se ela jejuar por mais de um dia, um checkup do veterinário será útil.

 

 

Texto: Handreza Hayran

Fonte: (Portal do Dog)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco