A cadela no cio pode apresentar sinais específicos, que vão desde uma carência até certa agressividade. A cachorra costuma apresentar sinais físicos também, como o escurecimento e inchaço da vulva e a liberação de secreção. No entanto, é preciso atentar-se para outros sinais, a fim de saber em qual período do cio a cachorra está e, dessa forma, entender qual a melhor maneira de agir.
No conteúdo de hoje vamos sanar todas as suas dúvidas sobre o tema. Acompanhe e entenda!
Cadela brincando com os seus filhotes. Foto: Freepik
Quais são os sinais de cadela no cio?
Como vimos, os sintomas de uma cadela no cio dizem respeito à questões comportamentais e físicas, onde:
-
A vulva fica inchada e escurecida (podendo ser avermelhada também);
-
Há o aparecimento de uma secreção, resultante da fertilidade da cachorra. Essa secreção pode ser parecida com um sangramento;
-
Comportamentos que oscilam entre uma carência intensa e certa agressividade;
-
Agitação e lambedura excessiva;
-
Além de que a cachorra pode acabar fazendo xixi em diversos locais diferentes.
Atente-se para esses sinais, pois eles são indispensáveis para que você cuide bem da sua cadela no cio e diminua as chances de contaminação, doenças e até mesmo impeça que ela venha a ficar prenha sem que você deseje isso.
De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?
O tempo de intervalo entre um cio e outro pode variar de acordo com alguns fatores, como a qualidade de vida da cachorra, o contexto no qual ela vive, a sua saúde física e alimentação. Entretanto, a média mais comum é que a cadela entre no cio a cada 6 meses, mas a variação do intervalo pode chegar a mais ou menos 8 meses. De qualquer forma, é preciso castrar a cachorra assim que ela tiver a idade apropriada, para que dessa maneira seja possível evitar doenças e complicações que podem prejudicar a qualidade de vida da pet.
Cadela deitada. Foto: Freepik
Quais são as fases de uma cadela no cio?
É importante compreender todas as fases da cadela no cio para assim conseguir dar o suporte alimentar e a atenção adequada para a pet. Veja abaixo as três fases:
-
Fase 1 – Proestro: O primeiro sinal do proestro é que a cadela fique com a vulva inchada, embora não apresente nenhum outro tipo de alteração, como a secreção. Essa fase costuma durar de 3 a 17 dias, e a cadela demonstra repulsa aos machos, por ainda não estar fértil.
-
Fase 2- Estro: Essa é a fase da cadela no cio que as pessoas costumam perceber com mais clareza, pois ela passa a chamar mais a atenção dos machos, desejando o acasalamento. Aqui, a cadela pode demonstrar uma oscilação de humor bastante intensa, indo desde uma carência de atenção até certa agressividade que requer cuidados por parte do tutor. Essa etapa do cio pode durar entre 3 e 15 dias.
-
Fase 3 – Diestro: Passado o estro, a cachorra já não aceitará mais a aproximação do macho. Essa fase é responsável por restabelecer os níveis hormonais da cachorra, fazendo com que tudo volte ao “normal”. Essa é a etapa mais demorada, que pode chegar a demorar 70 dias.
Contudo, o tempo de cio de uma cadela pode variar de acordo com diversos fatores, como porte, alimentação, etc.
Menina com duas cadelas no colo. Foto: Freepik
Quando acontece o primeiro cio da cadela?
A primeira vez em que a cadela fica no cio pode acontecer a partir dos 6 meses de idade. É por isso que logo nesse período é recomendado que a castração aconteça. A castração evita problemas de saúde, além de não permitir que a cachorra venha a ficar prenha sem necessidade.
De todo modo, o primeiro cio também pode variar de acordo com o porte da cadela, embora a variação seja pouca. Veja qual é:
-
Cadela pequena: entre os 6 e 12 meses;
-
Cadela média e grande: entre 7 e 13 meses;
-
Cadela gigante: entre 16 e 24 meses.
Isso se deve ao fato de que o organismo da cadela precisa se adaptar, crescer e se desenvolver no tamanho adequado para ficar “pronto” para gerar filhotes saudáveis e fortes.
As cadelas podem ter cólica no cio?
Sim. Elas podem demonstrar certo desconforto e sensibilidade abdominal, resultante das cólicas uterinas. No entanto, a dor não se assemelha ao que as mulheres sentem, sendo algo muito mais leve e, em alguns casos, a cadela pode sequer demonstrar que sente dor na região.
Quando deve ser feita a castração da cadela?
Especialistas apontam que a castração deve acontecer antes do primeiro cio. No entanto, se isso não acontecer, as chances de se desenvolver câncer de mama são maiores. Porém, mesmo que você não tenha castrado antes desse período, nunca é tarde para fazer o que é certo!
Veterinária com cadela no colo. Foto: Freepik
Não use anticoncepcional para cadelas
Apesar de o anticoncepcional ser mais barato do que a castração, ele é altamente prejudicial para a cachorra. A cadela no cio pode sofrer muito com esse tipo de medicamento. E mesmo que você aplique para evitar a fase do estro, saiba que esse tipo de produto pode desequilibrar a produção hormonal da cachorra, desencadeando doenças graves e que matam.
Por isso, se você ama a sua cachorrinha, encontre um lugar em sua cidade que faça a castração com preço social ou busque ajuda para castrar a cadela. Mas nunca, em hipótese alguma, dê a vacina anticoncepcional. A saúde da sua pet agradece.
Por: Camila Da Silva
Fonte: (Portal do Dog)