Três estudantes do Ensino Médio, de Santos, querem representar o Brasil, pela segunda vez, na final da Technovation Challenge, um concurso que incentiva a participação de mulheres na área tecnológica. Este é o segundo ano que alunas da região participam do campeonato.

Emanuelle Soares, Gabriella Nunes e Victoria Bonna, estudantes do Colégio Ateneu Santista, são responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo Petner, que tem como objetivo localizar cães desaparecidos, garantir um novo lar para aqueles que foram abandonados ou até conectar organizações sem fins lucrativos que precisam de ajuda com voluntários.   

Na última edição, alunas do Colégio Universitas conquistaram o 3º lugar com umaaplicativo para pessoas que quisessem encontrar, conectar e compartilhar experiências do voluntariado.

”Desenvolvemos um protótipo depois que as alunas do Universitas divulgaram o projeto delas. Como sempre amamos cachorros e por também termos adotado nossos cães, resolvemos criar um projeto que pudesse incentivar outras pessoas a dar um lar para estes animais que se encontram em ONGs. Dessa forma, consequentemente, geramos mais vagas para outros cães que estão abandonados nas ruas”, conta Emanuelle.    

Um vídeo sobre como funcionará o aplicativo, projetado na plataforma Android, do Google, já está disponível no YouTube. “No vídeo, mostramos como o aplicativo irá funcionar. Com o prêmio de US$ 10 mil pretendemos colocar o sistema em funcionamento”.

Segundo Emanuelle, ao se cadastrar no sistema, o usuário poderá localizar alguns dos animais cadastrados no banco de dados, com base em suas características. “No aplicativo, vamos também pedir os dados do interessado para que a adoção dos cachorrinhos seja efetuada com segurança”, explica.

A estudante explica ainda que as informações sobre os cãezinhos, cadastradas no sistema, serão fornecidas por ONGs parcerias. “Por enquanto temos uma parceria com a Mapan (Movimento de Apoio aos Protetores de Animais e da Natureza), que concederá informações sobre cães que precisam de um novo lar. Depois, queremos ampliar essa rede, para ajudar outras organizações da região”.

A seleção dos trabalhos ocorre no próximo dia 1º de junho, nos Estados Unidos.

Nos vídeos abaixo, as estudantes contam como irá funcionar o aplicativo: