HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Obesidade felina pode levar à morte; saiba evitar 27/05/2014 às 11:28:41

Preocupados com o bem-estar de seus animais domésticos, muitos tutores podem acabar provocando o aumento exagerado de peso de seus amiguinhos por darem comida demais ao animal, facilitando a instalação de um quadro de obesidade felina. E, embora gatos gordinhos possam ser muito fofos de se ver, esse grande sobrepeso pode ser responsável por uma série de problemas e doenças graves na vida do bichano, que podem até mesmo levá-los à morte.

Domesticados, os gatos dos dias de hoje tendem a praticar cada vez menos atividades físicas (já que ficam dentro de casa na maior parte do tempo), e isso contribui ainda mais para a sua engorda. Isso dá forma ao cenário que pode ser visto atualmente, no qual quase 30% da população felina sofre com o grave e preocupante problema da obesidade.

Além da dificuldade de locomoção em função do excesso de peso que, em gatos saudáveis, varia entre 3 e 5 quilos, dependo da raça, a obesidade felina também pode desencadear problemas sérios, incluindo complicações respiratórias, insuficiência cardíaca, doenças que afetam o fígado e uma grande diminuição da expectativa de vida do animal.

Para contornar esse tipo de problema, diversas medidas simples e práticas podem ser tomadas. No entanto, o mais recomendado é que o animal seja encaminhado para uma consulta com um profissional veterinário, que poderá indicar uma dieta balanceada e com os nutrientes ideais para que haja uma baixa no peso e a melhora de seu estado de saúde.

Incentivar o animal a praticar exercícios físicos dificultando o seu acesso a brinquedos ou petiscos que ele goste muito também pode ser uma boa ideia para diminuir o seu peso e afastá-lo da obesidade. Mas vale lembrar que, antes de promover qualquer mudança na alimentação do animal, é preciso contar com a orientação de um especialista, já que esse tipo de alteração pode acabar prejudicando o animal quando feita de maneira errada.

Fonte: (Terra)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco