HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Como proteger o cachorro do frio 28/06/2019 às 20:25:32

Entender como proteger o cachorro do frio é um ato de amor. Assim como nós, humanos, o frio é algo que muitas vezes pode sair do controle. Desta forma, entender como manter o cachorro aquecido, confortável e satisfeito durante o inverno, é de suma importância. Por isso, acompanhe o artigo e aprenda o que você pode fazer para, com equilíbrio, deixá-lo quentinho.

Como proteger o cachorro do frio

Entender como proteger o cachorro do frio é muito importante. Entretanto, é uma linha extremamente tênue entre manter o cão aquecido e deixá-lo desconfortável com uma série de cobertores e roupinhas. Por isso, tudo que você precisa fazer é, acima de tudo, entender este limite.

E é justamente este o objetivo deste texto: fazer com que você entenda como proteger o cachorro do frio de uma forma equilibrada. Assim sendo, uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente, é que tudo que você fizer, ele poderá entender como um ato de amor. Afinal, seu cachorro ama você. E isto pode fazer com que muitas vezes ele simplesmente aceite situações de extremidade. Por isso, acompanhe o texto e entenda como proceder.

como proteger o cachorro do frio

O pelo é o maior cobertor

Para entender como proteger o cachorro do frio, antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que o pelo é o maior cobertor do animal. Sim, ele não está lá para enfeite. O pelo do cachorro serve como uma proteção a áreas e situações externas. Da mesma forma que o pelo protege o cachorro do calor, sendo um isolante térmico, ele protege-o do frio. Desta forma, o bem-estar é garantido de forma automática.

No entanto, há dias em que o frio é tão intenso, que o que nós estamos sentindo, automaticamente é transmitido ao cachorro. Ou seja, imaginamos que o nosso frio é o frio deles. Em certos casos, pode até ser. Mas certamente são sensações diferentes. Desta forma, há situações que você pode proporcionar ao cão para que ele se proteja e esteja preparado para o inverno. Continue lendo.

Faça tosas equilibradas e que não prejudiquem o aquecimento

Sabendo que o pelo do cachorro é extremamente importante para ele, é fundamental o entendimento de que a tosa deve ser equilibrada. Uma das formas mais práticas e automáticas de fazer o cachorro não passar frio, é manter os pelos dele no corpo. Este isolante fará com que ele fique quentinho.

Desta forma, para cachorros que precisam da tosa higiênica, é importante fazê-la com prudência. E, se a tosa for apenas estética, é melhor deixar para feze-las apenas no verão. Afinal, você quer que seu animal tenha uma vida de qualidade, não é mesmo?

Aqueça a caminha

Uma forma prática e ativa de proporcionar mais conforto ao cachorro nos dias de inverno, é aquecer a caminha dele. Isto pode ser feito de diversas formas. Uma delas, é aquecendo os panos no microondas. Ou seja, quando estiver próximo de seu cachorro ir dormir, aqueça um pano para que ele deite em cima. Entretanto, é importante tomar cuidado para que não hajam excessos. Afinal, você não quer queimar nem machucar a pele do seu cão, não é mesmo?

Outra forma prática de aquecer a caminha do cão, é mantendo os cobertores e travesseiros enrolados até a hora de ele ir dormir. Isso fará com que os tecidos não fiquem diretamente expostos ao frio. E, desta forma, mantendo a cama quente para receber o seu animal.

Desde que não incomode, as roupas são bem vindas

Fazer com que o cachorro use roupas pode ser polêmico. É claro que muitas vezes, algumas pessoas acabam exagerando nas quantidades, formatos e tecidos. Afinal, o cachorro foi feito para ser livre e, a partir do momento que você limita os movimentos dele, as chances de ele ser infeliz são grandes.

Desta forma, se você for usar roupas para ajudar a proteger do frio, procure por produtos que não atrapalhem o dia a dia do bicho. Casacos ou mantinhas abertas, sem muita intervenção nos braços ou pescoço são as melhores opções. Isto fará com que o cachorro fique mais quente e não se estresse com acessórios desnecessários.

como proteger o cachorro do frio

Proporcione uma alimentação balanceada

Poucas pessoas pensam neste quesito, mas a alimentação do cachorro é muito importante. Assim como nos humanos, a ingestão de calorias diárias faz com que o corpo desenvolva formas de manter-se aquecido no inverno. É por isso que, quando nos alimentamos mal, as gorduras começam a aparecer. Afinal, esta é a função da gordura no corpo: aquecimento e estoque de energia.

O mesmo ocorre nos cachorros. Quanto mais energia acumulada, mais quente eles ficarão. Portanto, proporcione uma dieta balanceada e que seja completa em calorias para dias de frio. Entretanto, isto não significa exagerar. Pois, se o cão não gastar esta energia com passeios e brincadeiras, certamente ele ficará obeso. O que também é muito ruim.

O banho é importante

Tomar banho em dias frios é ruim, não é mesmo? Mas, é importante. Se o cachorro não tomar banhos regulares, as chances de ele desenvolver alergias, bactérias e cheiro ruim são muito grandes. E isto poderá atrapalhar muito o processo de mantê-lo aquecido, visto que ele ficará incomodado e não se sentirá a vontade para dormir ou ficar debaixo de cobertas.

Desta forma, leve o cachorro para banhos quentes e confortáveis. De preferência, faça em locais especializados e que possam cuidar dos bichos da forma certa. Entretanto, caso você prefira fazer em casa, tome cuidado com a temperatura da água. Deixe-a em uma temperatura agradável, pois muito fria poderá causar mal estar no cão e, muito quente, poderá causar queimaduras. Equilíbrio é tudo.

como proteger o cachorro do frio

Saia para passear em horários estratégicos

Sair para passar com o cão é importante. Entretanto, em dias frios, procure por horários que preservem a integridade física do animal. Este é um dos pontos mais importantes para entender como proteger o cachorro do frio. Afinal, se dentro de casa já é frio, imagine fora.

Por isso, busque horários estratégicos e mais quentes para os passeios. É claro que nem todo mundo poderá sair ao meio-dia, horário em que o sol está mais forte. Mas, tentar buscar um meio termo para resolver este problema é importante. Uma dica é contratar uma pessoa para fazer o trabalho. Assim, você garantirá que o animal faça os passeios necessários.

Brincar fará ele se aquecer

Correr e suar faz o cão ficar aquecido. Por isso, mesmo dentro de casa, brinque muito com o animal. Faça-o gastar energia para que a sua pressão sanguínea ajude a manter o corpo quente. Além de ser benéfico para a integridade do animal, os dias ou noites mais frias passarão despercebidas.

Busque esquentar o ambiente

Uma das coisas que você pode fazer para entender como proteger o cachorro do frio, é esquentar o ambiente. Se a sua casa possuir lareira, por exemplo, é uma ótima forma de manter todos quentinhos. Além da sua família gostar, certamente o cachorro também vai.

Se você não possuir lareira, poderá fazer investimentos em calefação ou aquecedores nos ambientes. Esta é uma das formas mais objetivas de deixar sua casa mais quente.

 

A vacinação em dia é extremamente importante

Manter a caderneta de vacinação do cachorro em dia é fundamental. Parece estranho, mas a verdade é que com as vacinas completas, o cachorro sofrerá muito menos com possíveis doenças contraídas pelo inverno. E, desta forma, passar pela fase mais fria do ano de forma saudável e com as células de defesa bem nutridas.

Carinho e aconchego na medida certa

Para proteger o cachorro do frio, não há muitos segredos. Você pode seguir nossas dicas e proporcionar ambientes muito mais aconchegantes para o seu animal de estimação. Além disso, proporcionar muito carinho e amor aos bichinhos é fundamental. Eles irão, automaticamente, se sentir aquecidos com estas atitudes. E, assim, o inverno passará de forma rápida para eles.

 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco