HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Por que os cães gostam tanto de carinho na barriga? 09/04/2021 às 13:45:50

É impossível não se abalar ao encontrar um cão mostrando a barriga para obter um carinho. Não conseguimos resistir e esticamos as mãos para esfregar sua barriga e ver o rosto de prazer do animal. Mas aqui vamos responder a seguinte questão: por que os cães gostam tanto de carinho na barriga?

Se tem um cachorro em casa, com certeza já o viu deitar de costas e pedir carinho na barriga. Até aí tudo bem, é um sinal de afeto. Mas o que acontece quando vemos esse comportamento em um cachorro que não é nosso, um cão que está na rua? Será uma demonstração de afeto? Vamos descobrir por que esses animais adotam essa postura.

Por que eles mostram a barriga

Quando os cães se deitam para mostrar a barriga, nem sempre estão mostrando um comportamento associado à felicidade. Esse comportamento canino pode ter vários significados e, entre todos eles, destacam-se 2:

  1. O cão se deita no chão – com a boca aberta e a língua para fora – com o rabo e o olhar tranquilos: pode ser um sinal de que o cão está feliz e quer carinho na barriga.
  2. O cachorro mostra a barriga, mas com a boca fechada, o rabo tenso e sem fixar o olhar: isso pode ser um sinal de que o animal precisa de espaço e não quer que ninguém se aproxime. Talvez ele só queira descansar.

O segredo é observar o comportamento do cão para saber quando ele quer se comunicar e interagir com o ambiente. Em outros casos, as posturas que ele assume são apenas uma demonstração de obediência.

Curiosamente, foi sugerido que os cães gostam de carinho na barriga por mais do que apenas a obtenção de uma sensação agradável. Quando passamos a mão na barriga de um cão, os receptores nervosos nos folículos pilosos são estimulados. Isso envia uma mensagem ao cérebro do animal que está ligada a um ato de catação social.

Como acariciar a barriga dos cachorros

A primeira coisa que você deve fazer é conhecer bem o cão para saber quando ele quer brincar ou está procurando mimos. Depois, você pode coçar suavemente sua barriga, com massagens e usando a ponta dos dedos. Você também pode esfregar a barriga com a palma da mão e acompanhar o ato com algumas batidinhas.

Nesse ponto, é relevante observar que, quando as crianças acariciam a barriga dos cães, devem ter delicadeza e não bater as mãos com força. Quando um cão é manipulado bruscamente, ele pode se sentir violentado, mostrando-se, consequentemente, agressivo e podendo causar um acidente.

Observe a linguagem corporal dos cães

É simples assim: se você observar o cachorro nervoso e ele mostrar um pouco os dentes, fique longe, espere um pouco. Se, por outro lado, o cão chega farejando, abanando o rabo e as orelhas, é sinal de que precisa de atenção. Isso significa que você tem permissão para acariciar sua barriga.

Outra maneira de mimar os cachorros

A barriga dos cães não é a única parte favorita deles na hora de receber carinho. Eles também gostam de carícias nas orelhas, na base do pescoço, no tórax e na cabeça. Afinal, os receptores de toque estão em quase todas as partes da pele.

No entanto, tome cuidado ao tocar a cabeça, o rabo, as pernas e o focinho. Muitos cães se sentem ameaçados quando tocamos essas partes do seu corpo.

Sensação de segurança

Para concluir e confirmar, fazer carinho na barriga dos cães faz com que eles se sintam seguros e é uma forma de tranquilizá-los. É também uma forma de conectar os laços de afeto com seu tutor. Além disso, para eles é como lembrar de quando eram filhotes e sentiam o carinho da mãe e dos irmãos.

Se você tem crianças pequenas em casa, ensine-as a maneira correta de demonstrar amor, proteção e apreço pelo cachorros. Apesar de estar com a nossa espécie há séculos e de nos amar incondicionalmente, os cães são seres vivos que merecem toda a atenção, o respeito e o direito de receber carinho de forma empática.

Como você viu nessas linhas, os cães gostam carinho na barriga por vários motivos, tanto sociais quanto instintivos. Esses tipos de atos promovem a conexão entre o tutor e o animal, uma espécie de vínculo que permanece inquebrável até que a vida de um deles chegue ao fim.

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco